Perfil dietético e risco cardiovascular em adolescentes de uma escola privada de São Paulo

Marina Brosso Pioltine, Ana Carolina Almada Colucci Paternez, Juliana Masami Morimoto

Resumo


Introdução: As doenças cardiovasculares são consideradas um importante problema de saúde pública e torna-se importante estudar estratégias que permitam o seu controle desde a adolescência.

Objetivo: Avaliar o consumo alimentar e identificar os fatores dietéticos protetores e de risco para doenças cardiovasculares em adolescentes de uma escola privada de São Paulo, Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo realizado com 48 adolescentes no período de agosto de 2011 a junho de 2012. O estado nutricional foi avaliado pelas curvas de crescimento da Organização Mundial da Saúde. O consumo alimentar foi analisado pelo registro alimentar de três dias, segundo as Dietary Reference Intakes. Considerou-se como fator de risco cardiovascular o sedentarismo, história familiar para doença cardiovascular, tabagismo, consumo alcoólico e tempo gasto em atividades sedentárias, como fazer uso de televisão, computador e videogames.

Resultados: Verificou-se a elevada prevalência de obesidade nos adolescentes de ambos os gêneros, sendo 16,67% nas meninas e 5,56% nos meninos. Quando associado ao sobrepeso, os valores foram maiores nas meninas (43,34%), quando comparado aos meninos (40,29%). Constatou-se elevada ingestão de gorduras totais (33,33%), gorduras saturadas (37,50%), gorduras poli-insaturadas (39,58%) e sódio (37,50%). Verificou-se o baixo consumo de gorduras monoinsaturadas (89,58%) e fibras (100%). Quanto aos fatores de risco associados, verificou-se elevada prevalência de sedentarismo (81,25%), histórico familiar de doenças cardiovasculares (75%) e elevado tempo gasto em atividades sedentárias (87,50%).

Conclusão: Houve elevada inadequação do consumo alimentar e alta prevalência de fatores de risco cardiovascular na população estudada, sendo necessária a intervenção com foco em hábitos alimentares e estilo de vida saudáveis.


Palavras-chave


consumo alimentar; adolescentes; doenças cardiovasculares

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13243

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS