Sono, estado nutricional e hábitos de vida de caminhoneiros

Patricia De Paris, Greice Grandi, Josiane Siviero, Fernanda Bissigo Pereira

Resumo


Objetivo: Avaliar o período de sono, o estado nutricional e os hábitos de vida dos caminhoneiros do município de Veranópolis/RS.

Materiais e Métodos: Estudo retrospectivo, transversal com dados secundários de uma amostra de conveniência de 100 caminhoneiros entre 21 e 60 anos. Estudou-se variáveis sociodemográficas, de hábitos de vida, relato de doença crônica não transmissível (DCNT), uso de medicamentos para dormir ou para tratamento de saúde, questões sobre as práticas alimentares e parâmetros antropométricos. Os dados foram analisados por estatística descritiva e analítica pelo programa SPSS® com nível de significância de 5%.

Resultados: A idade média dos caminhoneiros foi 38,5±10,2 anos. A maioria dorme 6,0±1,4 horas/dia, apresenta-se com sobrepeso e obesidade (82%) e risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares (69%). O tempo de sono teve associação com o colesterol total e o diabete mellitus. A média de refeições realizadas por dia foi de 3,4±0,9, prevalecendo o café da manhã, o almoço e o jantar. Caminhoneiros que dormem a semana inteira em casa realizam o café da manhã, o almoço e o jantar em suas residências, enquanto aqueles que dormem de 1 a 5 dias fora de casa realizam o almoço e o jantar em restaurantes. Houve associação significativa da faixa etária (p=0,044), consumo de bebidas alcoólicas (p=0,020) e realização de lanche da tarde (p=0,013) com dormir após o almoço; e dos obesos com a presença de hipertensão (p=0,035).

Conclusão: O sobrepeso e a obesidade caracterizaram o estado nutricional dos caminhoneiros. O sono associou-se com as DCNT. A maioria realiza três refeições diárias, não pratica exercícios físicos e não é tabagista, porém, tem o hábito de ingerir bebidas alcoólicas.


Palavras-chave


estado nutricional; sono; comportamento alimentar

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.13000

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS