Estado nutricional de idosas e variáveis associadas com o recebimento de benefício social

Autores

  • Marcela Magro
  • Mayla Gabriely Giacomel Rodrigues
  • Jaqueline Hack
  • Michele Dal Santos
  • Patrícia Chiconatto
  • Angelica Rocha de Freitas Melhem
  • Adriana Masiero Kühl
  • Renata Léia Demario Vieira

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.12684

Palavras-chave:

idoso, avaliação nutricional, consumo alimentar, pensões, aposentadoria

Resumo

Objetivo: O objetivo desse estudo foi avaliar o estado nutricional e a relação da condição socioeconômica, demográfica, hábito alimentar e prevalência de doenças entre idosas beneficiárias e não beneficiárias da previdência social, na cidade de Guarapuava, Paraná, Brasil.

Materiais e Métodos: Estudo transversal realizado com idosas, participantes de 5 grupos paroquiais de Guarapuava. Foi feita a avaliação antropométrica por meio de peso, estatura, pregas cutâneas e circunferências corporais. Foram obtidos dados socioeconômicos, demográficos, frequência alimentar e presença de doenças. As idosas avaliadas foram divididas em beneficiárias (grupo BPS) e não beneficiárias (grupo NBPS).

Resultados: Foram avaliadas 56 idosas, com idade média de 69,6±6,7 anos. Beneficiárias representaram 80,4% e não beneficiárias 19,6% da amostra. No diagnóstico nutricional pelo IMC, no grupo geral prevaleceu obesidade com 50%, seguido de eutrofia 28,6%. No grupo BPS, obesidade representou 44,4% e eutrofia 33,3%. Já no grupo NBPS, a obesidade foi de 72,7%. A renda apresentou correlação negativa e estatisticamente significante com as pregas cutâneas tricipital (p=0,008) e subescapular (p=0,003). A prevalência de doenças foi maior no grupo NBPS. O hábito alimentar evidenciou prevalência de alimentos fontes de gorduras, açúcares e fibras.

Conclusão: Foi alta a prevalência de excesso de peso nas idosas, principalmente entre as não beneficiárias da previdência social. A renda oriunda do benefício pode contribuir para um melhor estado nutricional pois está relacionada a outras condições que levam a idosa a ter um melhor cuidado com a saúde.

Downloads

Publicado

2013-08-06

Edição

Seção

Artigos Originais