O conhecimento do familiar/acompanhante pediátrico acerca da infecção hospitalar

Tereza Crisina Silva Bretas, Patrícia dos Santos Silva, Patrícia Fernandez do Prado, Frederico Marques de Andrade, Clara de Cássia Versiani

Resumo


Objetivo:O presente estudo teve como objetivo analisar o conhecimento do acompanhante de pacientes internados em uma unidade pediátrica sobre infecção hospitalar (IH).

MateriaiseMétodos:Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de natureza qualitativa realizado com 09 acompanhantes de crianças internadas na Pediatria do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF), da cidade de Montes Claros, Minas Gerais. A coleta dos dados ocorreu no mês de dezembro de 2010, com a utilização de entrevista semi-estruturada e gravada. As entrevistas gravadas foram transcritas e os dados foram analisados e organizados em duas categorias.

Resultados:Verificou-se que muitas participantes desconheciam sobre a temática abordada. A maioria das depoentes relatou que não foram orientadas sobre as medidas de prevenção e controle de IH durante o período de acompanhamento da criança. Contudo, descrevem práticas de ações preventivas como a higienização das mãos e a utilização do álcool.

Conclusão: Constata-se a necessidade de desenvolvimento de estratégias educativas contínuas voltadas aos acompanhantes e aos profissionais da unidade investigada para um melhor direcionamento das ações de prevenção e controle da infecção hospitalar.


Palavras-chave


cultura; criança hospitalizada; infecção hospitalar; pediatria

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1983-652X.2013.2.12067

 

e-ISSN: 1983-652X 

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

***


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons BY-NC 4.0 Internacional

 ***

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.   

 Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS