Prevalência e fatores associados ao excesso de peso em crianças de uma coorte no Sul do Brasil

Autores

  • Cristina Corrêa Kaufmann Universidade Federal de Pelotas
  • Elaine Pinto Albernaz Universidade Católica de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.3.11058

Palavras-chave:

criança, saúde infantil, sobrepeso, obesidade

Resumo

Objetivo: Descrever a prevalência e fatores associados ao excesso de peso em crianças de uma coorte no sul do Brasil.

Materiais e Métodos: Coorte prospectiva dos nascidos entre setembro de 2002 e maio de 2003. Foram usadas informações sobre características sociodemográficas, maternas e infantis da triagem hospitalar e dos acompanhamentos com amostra aleatória de 30% dos nascimentos. Foram coletados dados antropométricos para cálculo do índice de massa corporal (IMC) como critério diagnóstico de excesso de peso, além da medida de circunferência da cintura. Os valores foram analisados segundo as curvas de crescimento da Organização Mundial de Saúde (2007). Realizou-se análises uni, bi e multivariada, considerando-se associadas ao desfecho as variáveis com valor de p menor do que 0,05. Foram incluídos como possíveis preditores, fatores sociodemográficos, maternos e infantis.

Resultados: Das 616 crianças acompanhadas, 51,3% eram meninos, 70,3% de cor branca e que aproximadamente metade pertencia à classe econômica C (52,8%). Eram obesas 17,1% das crianças e 20,6% apresentavam sobrepeso, totalizando 37,7% de excesso de peso. Circunferência da cintura acima do ideal foi encontrada em 24%. As variáveis associadas ao desfecho foram classe econômica e excesso de peso materno. A circunferência da cintura mostrou-se diretamente relacionada com o estado nutricional da criança.

Conclusão: Os resultados encontrados mostraram elevada prevalência de excesso de peso na população estudada, motivo de alerta para os envolvidos com a saúde infantil. A associação entre excesso de peso materno e da criança sugere que as intervenções devam ser relacionadas ao comportamento da família.

Biografia do Autor

Cristina Corrêa Kaufmann, Universidade Federal de Pelotas

Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas; Especialista em Nutrição e Alimentos pelo IPA/IMEC - POA; Mestre em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas; Doutora em Saúde e Comportamento, pela Universidade Católica de Pelotas. Professora adjunta da Faculdade de Nutrição, na área de saúde pública, da Universidade Federal de Pelotas.

Elaine Pinto Albernaz, Universidade Católica de Pelotas

Médica pediatra. Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas. professora adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas e professora do Pós graduação em Saúde e Comportamento da Universidade católica de Pelotas.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Edição

Seção

Artigos Originais