Consumo precoce de alimentos não recomendados por lactentes do sul do Brasil

Autores

  • Márcia Regina Vitolo UFCSPA
  • Maria Laura da Costa Louzada UFCSPA
  • Gabriela Possa UFCSPA
  • Gisele Ane Bortolini Ministério da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.1.11023

Palavras-chave:

lactente, consumo de alimentos, atenção primária à saúde

Resumo

Objetivo: Avaliar o consumo de alimentos não recomendados em crianças assistidas no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município de Porto Alegre, RS. Materiais e Métodos: A amostra compreendeu crianças residentes no território de cobertura de vinte Unidades de Saúde. As mães das crianças de 6 a 9 meses de idade responderam a um questionário fechado, em que ela confirmava ou não se a criança já tinha consumido determinados alimentos. Posteriormente, na idade de 12 a 15 meses, foi realizada nova investigação quanto ao consumo dos mesmos alimentos no último mês. Resultados: Refrigerante, bala ou pirulito e biscoito recheado foram consumidos por, aproximadamente, 40% das crianças na idade de 6 a 9 meses e 80% na idade de 12 a 15 meses. A prevalência de consumo de açúcar de adição, queijo petit suisse e gelatina foi superior a 70% nos dois momentos. Alimentos fritos e chocolate foram consumidos por mais de 80% na idade de 12 a 15 meses. Conclusão: Os resultados mostram elevada prevalência de consumo de alimentos não recomendados para crianças menores de dois anos, enfatizando a necessidade de sensibilização, formação e preparo dos profissionais da Atenção Primária à Saúde para a realização de aconselhamento dietético.

Biografia do Autor

Márcia Regina Vitolo, UFCSPA

Nutricionista, Doutora em Ciência Biológicas. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Departamento de Nutrição.

Maria Laura da Costa Louzada, UFCSPA

Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

Gabriela Possa, UFCSPA

Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

Gisele Ane Bortolini, Ministério da Saúde

Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde. Gisele Ane Bortolini, Nutricionista, Mestre em Ciências da Saúde. Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição. Departamento de Atenção Básica. Secretaria de Atenção à Saúde. Ministério da Saúde.

Downloads

Publicado

2013-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais