Aceitação de dietas com reduzido teor de sódio entre cardiopatas em um hospital terciário

Autores

  • Bruna Fraga dos Santos Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia - IC-FUC
  • Magda Ambros Cammerer Centro Universitário Metodista – IPA
  • Aline Marcadenti Hospital Nossa Senhora da Conceição - HNSC

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2012.2.10764

Palavras-chave:

dieta, cloreto de sódio, avaliação nutricional

Resumo

Objetivo: Avaliar a aceitação de dietas com restrição de sal por pacientes portadores de cardiopatias admitidos em um hospital terciário de Porto Alegre, RS. Materiais e Métodos: Estudo transversal entre pacientes com prescrição de dietas restritas em sódio, padronizadas pelo hospital. Foram verificados os restos de alimentos de uma refeição (almoço ou jantar) através de pesagem e o estado nutricional foi detectado através de Avaliação Subjetiva Global (ASG). Dados demográficos e motivos para a aceitação ou não da dieta foram verificados através de questionário. Resultados: Entre 173 pacientes avaliados, a média de idade foi de 63±14,4 anos, 84% foram classificados como bem nutridos (A) de acordo com ASG e 16% moderadamente/suspeita (ASG B). Quanto à aceitação, 71% relataram não aceitar plenamente a refeição fornecida pelo hospital. Em contrapartida, 73% relataram que já restringiam o cloreto de sódio na alimentação em casa. A carne foi a preparação com melhor aceitação, e o arroz com menor aceitação. Na mediana, em torno de 167 kcal deixaram de ser consumidas em uma refeição, representando uma redução de 8% do valor energético total diário fornecido pela dieta prescrita. Não houve diferença entre a aceitação do tipo de dieta restrita em sal padronizada (“Hipossódica” e “Cardiopatia”) e o motivo mais citado para a não aceitação das refeições foi a falta de sal. Conclusões: A redução de sódio foi o fator relatado que mais influenciou para a não aceitação da refeição entre as dietas prescritas. O valor energético que deixa de ser ingerido pode afetar negativamente o estado nutricional dos pacientes.

Biografia do Autor

Bruna Fraga dos Santos, Instituto de Cardiologia/Fundação Universitária de Cardiologia - IC-FUC

Residência Multiprofissional Integrada em Saúde: Cardiologia

Magda Ambros Cammerer, Centro Universitário Metodista – IPA

Docente do Curso de Nutrição, Doutoranda em Ciências Cardiovasculares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

Aline Marcadenti, Hospital Nossa Senhora da Conceição - HNSC

Serviço de Nutrição e Dietética, Doutoranda em Ciências Cardiovasculares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS)

Downloads

Publicado

2012-08-21

Edição

Seção

Artigos Originais