Efeito de um protocolo fisioterapêutico para as disfunções decorrentes das tendinopatias do ombro

Autores

  • Benjamin Ottobelli Neto
  • Claudia Carolina Andrade Perea
  • Fabíola Machinski
  • Andersom Ricardo Fréz Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)
  • João Afonso Ruaro Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Morgana Carbonera Raimondi Faculdade Anglo-Americano (FAA)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2013.1.10372

Palavras-chave:

ombro, tendinopatia, modalidades em fisioterapia

Resumo

Objetivo: O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de um protocolo de atendimento fisioterapêutico para as disfunções decorrentes das tendinopatias do ombro, sendo considerado o impacto destas lesões sobre a função, dor e mobilidade desta articulação. Materiais e Métodos: Sete voluntários com idade entre 20 e 53 anos, com tendionpatia do ombro, foram submetidos a um protocolo fisioterapêutico durante 8 semanas, aplicado 3 vezes por semana com duração média de 45 minutos cada. O protocolo estava dividido em 3 fases. Os objetivos da fase I foram: reduzir o processo inflamatório, a dor, e aumentar a amplitude de movimento (ADM). Na fase II objetivou-se manter e/ou aumentar a flexibilidade e fortalecer os músculos do ombro. Já a fase III teve por objetivo aprimorar o desempenho muscular e ganhar propriocepção. Como métodos de avaliação foram utilizados o Questionário Western Ontario Rotador Cuff Index (WORC), a Escala Visual Análoga (EVA), o Questionário de dor McGill e mensuração da ADM, todos aplicados no início e no final do tratamento. Resultados: A aplicação do protocolo foi eficaz no tratamento dos voluntários, apresentando melhora significativa na função (p=0,0023); redução na EVA (p=0,0142), no índice da dor (p=0,0017) e no número de descritores da dor (p=0,0011). Em relação à ADM, apenas a abdução do ombro não apresentou aumento significativo. Conclusão: O protocolo utilizado neste estudo apresentou resultado positivo no que diz respeito à melhora funcional, a dor e a mobilidade em pacientes com tendinopatias do ombro.

Biografia do Autor

Benjamin Ottobelli Neto

Fisioterapeuta graduado pela FAA.

Claudia Carolina Andrade Perea

Fisioterapeuta graduada pela FAA.

Fabíola Machinski

Fisioterapeuta graduada pela FAA.

Andersom Ricardo Fréz, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

Docente do Departamento de Fisioterapia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Mestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação (Unicamp). Doutorando em Ciências Médicas (USP).

João Afonso Ruaro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Docente do departamento de fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Engenharia Biomédica (Univap). Doutorando em Ciências da Saúde (UFRN).

Morgana Carbonera Raimondi, Faculdade Anglo-Americano (FAA)

Docente do curso de fisioterapia da Faculdade Anglo-Americano (FAA). Especialista em Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Desportiva (IBPEX). Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional (IBRATE).

Downloads

Publicado

2013-03-21

Edição

Seção

Artigos Originais