Aspectos quanto à proteção jurídica na fase pré-negocial (Comentários ao Recurso Especial nº 1.367.955/SP)

Autores

  • Daniel Ustárroz PUCRS, UFRGS
  • Gabriel Najfeld Stanton PUCRS
  • Luiz Fernando Doering PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7718.2015.2.21429

Palavras-chave:

Responsabilidade Civil Pré-Negocial. Rudolf von Jhering. Superior Tribunal de Justiça.

Resumo

O artigo analisa a responsabilidade civil pré-negocial. Aborda a doutrina de Rudolf von Jhering sobre o tema. Apresenta um precedente do Superior Tribunal de Justiça, discutindo os critérios que guiam a resolução de casos, no atual momento histórico.

Referências

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. RECURSO ESPECIAL. CIVIL E PROCESSUAL CIVIL. RESPONSABILIDADE CIVIL PRÉ-CONTRATUAL. NEGOCIAÇÕES PRELIMINARES. EXPECTATIVA LEGÍTIMA DE CONTRATAÇÃO. RUPTURA DE TRATATIVAS. VIOLAÇÃO AO PRINCÍPIO DA BOA-FÉ OBJETIVA. JUROS DE MORA. TERMO ‘A QUO’. DATA DA CITAÇÃO. 1. Demanda indenizatória proposta por empresa de eventos contra empresa varejista em face do rompimento abrupto das tratativas para a realização de evento, que já estavam em fase avançada. 2. Inocorrência de maltrato ao art. 535 do CPC quando o acórdão recorrido, ainda que de forma sucinta, aprecia com clareza as questões essenciais ao julgamento da lide, não estando o magistrado obrigado a rebater, um a um, os argumentos deduzidos pelas partes. 3. Inviabilidade de se contrastar, no âmbito desta Corte, a conclusão do Tribunal de origem acerca da expectativa de contratação criada pela empresa varejista. Óbice da Súmula 7/STJ. 4. Aplicação do princípio da boa-fé objetiva na fase pré- contratual. Doutrina sobre o tema. 5. Responsabilidade civil por ruptura de tratativas verificada no caso concreto. 6. Inviabilidade de se analisar, no âmbito desta Corte, estatutos ou contratos de trabalho, para se aferir a alegada inexistência de poder de gestão dos prepostos participaram das negociações preliminares. Óbice da Súmula 5/STJ. 7. Controvérsia doutrinária sobre a natureza da responsabilidade civil pré-contratual. 8. Incidência de juros de mora desde a citação (art. 405 do CC). 9. Manutenção da decisão de procedência do pedido indenizatório, alterando-se apenas o termo inicial dos juros de mora. 10. RECURSO ESPECIAL PARCIALMENTE

CONHECIDO E, NESSA PARTE, PARCIALMENTE PROVIDO. (REsp 1367955/SP, Rel. Ministro PAULO DE TARSO SANSEVERINO, TERCEIRA TURMA, julgado em 18/03/2014, DJe 24/03/2014)

COUTO E SILVA, Clóvis do. A obrigação como processo. São Paulo: J. Bushatsky, 1976.

FRADERA, Véra Jacob de. Dano Pré-Contratual: uma análise comparativa a partir de três sistemas jurídicos, o continental europeu, o latino-americano e o americano do norte. In: Revista de Informação Legislativa, ano 34, n. 136, out.-dez. 1997.

JHERING, Rudolf von. Culpa in contrahendo ou indenização em contratos nulos ou não chegados à perfeição. Coimbra: Almedina, 2008.

MARTINS-COSTA, Judith. A Boa-Fé no Direito Privado: sistema e tópica no processo obrigacional. 1. ed., 2ª tir. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2000.

MARTINS-COSTA, Judith. Comentários ao novo Código Civil.Rio de Janeiro: Forense, 2003. Vol. V, tomo I: Do direito das obrigações, do adimplemento e da extinção das obrigações.

MARTINS-COSTA, Judith. Um Aspecto da Obrigação de Indenizar: notas para uma sistematização dos deveres pré-negociais de proteção no direito civil brasileiro. In: Revista dos Tribunais, São Paulo, v. 867, jan. 2008.

PELUSO, Cezar (Coord.). Código Civil comentado: doutrina e jurisprudência. 4. ed. Barueri: Manole, 2010.

SILVA, Jorge Cesa Ferreira da. A boa-fé e a violação positiva do

contrato. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

Downloads

Publicado

2015-07-29