Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento

Autores

  • Maria Angela Mattar Yunes Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO NITERÓI, RJ & Universidade La Salle, Unilasalle, Canoas, RS http://orcid.org/0000-0002-4653-3895
  • Grazielli Fernandes Universidade La Salle
  • Gelson Vanderlei Weschenfelder Pós-Doc na Universidade La Salle, Canoas, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766

Palavras-chave:

Intervenções psicoeducacionais. Resiliência. Psicologia Positiva.

Resumo

O presente artigo pretende contribuir com reflexões acerca do papel dos educadores em iniciativas de intervenções psicoeducacionais positivas nas situações caracterizadas por riscos psicossociais. Para tanto, apresenta-se o conceito de intervenções positivas, balizado por pressupostos da Psicologia Positiva e pelo fenômeno de resiliência. Argumenta-se que o olhar apreciativo e otimista do profissional educador em contextos de vulnerabilidade requer práticas de bons tratos e de tutoria de resiliência que configuram padrões de relações profissionais respeitosas e solidárias. Estas podem ser preventivas de ambientes socialmente tóxicos e auxiliar na proteção e prevenção das inúmeras ameaças ao desenvolvimento humano de crianças, adolescentes e de suas famílias. São apresentados dois exemplos de práticas de intervenção positiva no contexto escolar e seus respectivos resultados.

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Biografia do Autor

Maria Angela Mattar Yunes, Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO NITERÓI, RJ & Universidade La Salle, Unilasalle, Canoas, RS

Maria Angela Mattar Yunes é Psicóloga, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela University of Dundee, Escócia, Doutora em Educação: Psicologia da Educação (PUC/SP), Pesquisadora do CNPq. É professora permanente nos Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social na UNiversidade Salgado de Oliveira, Universo, Niterói, RJ e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade La Salle, UNILASALLE/Canoas, RS e aposentada da Universidade Federal do Rio Grande/FURG. Fundadora do Centro de Estudos Psicológicos sobre Meninos e Meninas de Rua - CEP-RUA da FURG e coordenadora do Centro de Referência e Atenção às Famílias e Profissionais Sociais- CRAF/Universo-Unilasalle. Apresenta experiência em pesquisas e intervenções nas seguintes áreas temáticas: resiliência comunitária, profissional, familiar e parental, bioecologia do desenvolvimento humano, programas de apoio e educação de/para famílias, direitos de crianças, adolescentes e famílias em situações de risco e formação de agentes sociais.

Grazielli Fernandes, Universidade La Salle

É Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade La Salle - Unilasalle; graduada em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). É professora de Língua Portuguesa, atua como Coordenadora do Programa Mais Educação em unidade escolar da Prefeitura de Canoas, Presidente do Conselho Escolar e Supervisora bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.

Gelson Vanderlei Weschenfelder, Pós-Doc na Universidade La Salle, Canoas, RS

Graduado em Filosofia pela Unisinos, São Leopoldo, RS, Mestre e  Doutor em Educação pela Universidade La Salle. Bolsista PNPD pela CAPES, Brasil. Desenvolve projetos em sala de aula, como o tema Super - Heróis e Filosofia e procura aproximar os jovens estudantes às questões filosóficas. É autor de vários artigos acadêmicos com o tema filosofia nas páginas das histórias em quadrinhos de super-heróis e do livro Filosofando com os Super-Heróis. Foi premiado como Livro do Ano 2012 - AGES (Associação Gaúcha de Escritores) e Aristóteles e os super-heróis. Atualmente desenvolve seus projetos de pesquisa sobre Super heróis como recursos de promoção de resiliência por meio de estágio de pós-doc financiado pelo Programa PNPD da Capes na Universidade La Salle.

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Yunes, M. A. M., Fernandes, G., & Weschenfelder, G. V. (2018). Intervenções psicoeducacionais positivas para promoção de resiliência: o profissional da educação como tutor de desenvolvimento. Educação, 41(1), 83–92. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.29766

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação

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