O olhar do aluno-trabalhador sobre evasão e permanência na educação técnica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29329

Palavras-chave:

Evasão. Permanência. Aluno-trabalhador. Curso técnico.

Resumo

Neste artigo objetivou-se trazer para o debate algumas causas sobre a evasão e a permanência escolar na educação sob o olhar do aluno-trabalhador que participa dos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá/IFAP, campus de Santana. Como metodologia, foi utilizada a pesquisa qualitativa embasada no materialismo histórico dialético e nos dados tratados com os procedimentos de análise de conteúdo. As análises das entrevistas foram divididas em três partes: perspectiva de entrada no curso; variáveis determinantes para evasão, permanência do aluno-trabalhador do IFAP/STN e expectativa e percepções pós-conclusão do curso. As variáveis mais importantes que apareceram em nossa pesquisa, causadoras da permanência e da evasão do aluno-trabalhador foram: trabalho; família; infraestrutura da escola; convivência; práticas pedagógicas e estágio.

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Biografia do Autor

Ronaldo Marcos de lima Araujo, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

-Doutor em Educação pela UFMG;

-Pós-Doutoramento no PPFH-UERJ;

-Professor Titular do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica da UFPA atuando como professor da graduação e da pós-graduação mestrado e doutorado;

-Coordena o GEPTE -Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação;

-Mantem produção bibliográfica regular focando principalmente na área de Trabalho e Educação e, em particular, no ensino médio e na educação profissional

 -Membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do  Pará ;

-Membro da Comissão da Area de Educação junto a CAPES;

-Diretor-Geral do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica;

-Associado da ANPED, da ANPAE e da SBPC;

-Bolsista Produtividade do CNPq.

Raimundo Barbosa Silva Filho, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

_Mestre em Educação -PPEB/UFPA;

_Professor nível superior da Faculdade do Estado do Amapá/UEAP nos COMPONENTES: Políticas Públicas Educacionais; Planejamento Educacional;

_- Membro doGrupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da UFPA/GEPTE. 

 

Ana Maria Raiol da Costa, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

- Doutoranda em Educação do Programa de Pós Graduação em Educação/PPGED/UFPA;

-Mestra em Educação/ICED/UFPA

- Membro doGrupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação da UFPA/GEPTE. 

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Araujo, R. M. de lima, Silva Filho, R. B., & Costa, A. M. R. da. (2019). O olhar do aluno-trabalhador sobre evasão e permanência na educação técnica. Educação, 42(1), 127–137. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.29329

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