Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação

Autores

  • Mónica de la Fare Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina de Moura Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcos Villela Pereira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603

Palavras-chave:

Ética, Pesquisa/formação, Regulação, Ciências Humanas e Sociais, Educação.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória que busca contribuir com os debates sobre ética e pesquisa no contexto atual da recente aprovação da Resolução CNS Nº 510/2016, normativa regulatória para as Ciências Humanas e Sociais (CHS). Para isso, construímos um argumento que aborda a questão da regulação e destaca também aspectos da reflexão ética no ofício de pesquisar e na formação de pesquisadores. A metodologia combinou a análise documental e o levantamento de opiniões de pesquisadores líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa em educação da Região Sul através do uso de um questionário web. Os resultados da pesquisa mostram que no grupo dos 53 respondentes predomina o inconformismo com a situação atual da regulação da ética em pesquisa e prevalece a ideia de que esse tema corresponde tanto à regulação como à formação. Em relação aos riscos da pesquisa em educação as opiniões divergem e é escasso o reconhecimento de dilemas éticos nessa atividade.

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Biografia do Autor

Mónica de la Fare, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Trabajo Social - Universidad de Buenos Aires (1990), mestrado em Serviço Social (1999), doutorado em Serviço Social (2003) e pós-doutorado em Educação (2010) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente atua nos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Educação da PUCRS, com ênfase em Pesquisa em Educação e Ciências Sociais. Tem experiência nas áreas de Serviço Social e Educação. Publica e trabalha sobre temas de produção de conhecimento em Serviço Social e em Educação, Educação de Jóvens e Adultos, formação de pesquisadores, política pública e estudos sobre universidade, com foco na posgraduação

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

de la Fare, M., Carvalho, I. C. de M., & Pereira, M. V. (2017). Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação. Educação, 40(2), 192–202. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa

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