A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção

Autores

  • Fabíola Fernanda Patrocínio Alves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.26786

Palavras-chave:

Infância. Criança com deficiência. Educação especial. Educação infantil.

Resumo

O presente artigo resulta de um estudo teórico e visa discutir a inclusão das crianças com deficiência na educação infantil, ressaltando as práticas e os desafios deste processo em construção. Para tanto, apresenta considerações gerais sobre o conceito de infância, sinalizando que a deficiência é uma experiência que institui singularidades no modo como a criança vivencia sua infância. Comenta a constituição do campo da educação infantil, apresentando sua ascensão de um campo “clandestino” de atuação, ligado ao assistencialismo à etapa da Educação Básica, organizado por meio de referenciais que lhe concede importância e atribuições próprias dentro da política educacional. Por fim, contextualiza a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, apontando os desafios relacionados à inclusão das crianças com deficiência no âmbito da creche e pré-escola.

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Biografia do Autor

Fabíola Fernanda Patrocínio Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Geral.

Mestre em Psicologia.

Especialista em Metodologia do Ensino Superior

Graduada em Psicologia.

 

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Publicado

2018-09-17

Como Citar

Patrocínio Alves, F. F. (2018). A inclusão das crianças com deficiência na educação infantil: processo em construção. Educação, 41(2), 270–279. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.2.26786