Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior

Autores

  • Márcio Mucedula Aguiar UFGD
  • Débora Cristina Piotto USP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.24897

Palavras-chave:

Ações afirmativas, Cotas, Estudantes negros

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar indicadores socioeconômicos e étnico-raciais de estudantes da Universidade de São Paulo após a adoção de seu Programa de Inclusão Social. Foram analisados dados sobre renda familiar, origem escolar, escolaridade dos pais e cor / raça dos estudantes dos três cursos mais seletivos e dos três menos seletivos da USP entre 2005 e 2014. Os resultados mostram que, em relação ao aspecto étnico-racial, muito embora os cursos menos seletivos tenham apresentado maior diversificação, todos os analisados foram constituídos, majoritariamente, por estudantes autodeclarados brancos.

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Biografia do Autor

Márcio Mucedula Aguiar, UFGD

Doutor em Sociologia/UFSCar

Docente na Universidade Federal da Grande Dourados/MS

Débora Cristina Piotto, USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano/USP

Docente na Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Aguiar, M. M., & Piotto, D. C. (2018). Desigualdade à brasileira: capital étnico-racial no acesso ao ensino superior. Educação, 41(3), 478–491. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.24897

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