Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática?

Autores

  • Vania Finholdt Angelo Leite Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Helena do Amaral Fontoura Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24339

Palavras-chave:

Estágio supervisionado. Formação de professores. Escola – instituições de Ensino Superior.

Resumo

Este estudo tem como objetivo refletir sobre as possibilidades contidas na parceria universidade-escola básica, apresentando como eixos a formação docente e o estágio supervisionado. O conceito de comunidade de prática (LAVE; WENGER, 1991) foi utilizado para analisar as duas situações de estágio supervisionado. Constatou-se que houve a formação de uma comunidade de prática, porque professoras se engajaram nas questões de alfabetização e de indisciplina. Realizaram planejamentos, atividades de leitura e escrita e buscaram as potencialidades dos alunos. Adquiriram um repertório compartilhado de rotinas e atividades para alfabetização, partilharam responsabilidades pelo processo de ensino e aprendizagem, bem como formas de resolver problemas da sala de aula.

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Biografia do Autor

Vania Finholdt Angelo Leite, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta de Didática e Estágio Supervisionado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro da Faculdade de Formação de Professores em São Gonçalo, RJ. Doutora pelo programa de pós-graduação de Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Helena do Amaral Fontoura, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós Doutora em Educação na Universidade de Barcelona (2007). Professora Associada do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É Bolsista do Programa Prociência da UERJ desde 2006. 

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Publicado

2018-05-29

Como Citar

Leite, V. F. A., & Fontoura, H. do A. (2018). Parceria entre universidade e escola básica: formando uma comunidade de prática?. Educação, 41(1), 154–162. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.1.24339

Edição

Seção

Dossiê: A construção de profissionalidade: a pessoa em formação