Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas

Autores

  • Vera Maria Ferrão Candau Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003

Palavras-chave:

Identidade profissional. Formação docente. Interculturalidade.

Resumo

Nos últimos anos tem sido intensa entre nós a discussão sobre a construção da identidade profissional dos professores e os componentes do trabalho docente, assim como sobre as questões relativas à formação tanto inicial como continuada dos educadores e educadoras. Os professores estão em evidência e no centro das controvérsias sobre a problemática atual educação brasileira. Este artigo tem como foco analisar alguns desafios que os professores e o trabalho docente estão chamados a enfrentar na perspectiva da exigência de ressignificação da escola na contemporaneidade. Parte da crise atual da educação escolar para discutir as relações entre culturas, multiculturalismos e educação na sociedade atual. Assume a importância da interculturalidade e apresenta algumas implicações desta perspectiva para o cotidiano escolar e a formação de professores. Está produzido no contexto das pesquisas que vimos realizando através do Grupo de Estudos sobre Cotidiano, Educação e Cultura/s (GECEC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-Rio), com o apoio do CNPq.

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Biografia do Autor

Vera Maria Ferrão Candau, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela Universidad Complutense de Madrid . Realizou também estudos no nível de pós-graduação na Universidade católica de Louvain (Bélgica ) Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Assessora experiências e projetos sócio-educativos no país e no âmbito internacional, particularmente em países latino-americanos. Tem ampla experiência de ensino desde o escola básica aos cursos de licenciatura, mestrado e doutorado. É coordenadora do grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s), através do qual tem desenvolvido sistematicamente pesquisas sobre as relações entre educação e cultura(s). Suas principais áreas de atuação são: educação multi/intercultural, cotidiano escolar, didática, educação em direitos humanos e formação de educadores/as É pesquisadora 1A do CNPq.

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Publicado

2014-03-19

Como Citar

Candau, V. M. F. (2014). Ser professor/a hoje: novos confrontos entre saberes, culturas e práticas. Educação, 37(1), 33–41. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.1.15003

Edição

Seção

Dossiê - Docência, processos culturais e formação humana