Memoriais de formação: a (re)significação das imagens-lembranças/recordações-referências para a pedagoga em formação

Maria Helena Menna Barreto Abrahão

Resumo


O texto analisa, à luz dos constructos imagens-lembranças (conforme Bachelard) e recordações-referências (na concepção de Josso), a experiência com o Seminário de Investigação-Formação em desenvolvimento, mediante trabalho com Memoriais de Formação, no curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FACED – da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. No texto, busca-se esclarecer o conceito Memorial de Formação, de natureza diferente de memoriais escritos com intencionalidade diversa. Tais construtos são produto do trabalho de Investigação-Formação em desenvolvimento com alunas do primeiro semestre do referido curso, no âmbito da pesquisa “O sujeito singular-plural – narrativas de vida, identidade, docência e educação continuada do professor”.

Palavras-chave


investigação-formação; memoriais de formação; imagens-lembranças; recordações-referências

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS