Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970)*

Autores

  • Denice Barbara Catani Universidade de São Paulo
  • Paula Perin Vicentini Faculdade de Educação da USP

Palavras-chave:

leitura, profissão docente, cultura escolar

Resumo

O texto aborda investigação que discute amplamente a natureza das informações advindas das reconstruções memorialísticas e ficcionais e sublinha a possibilidade de se apreender, mediante o exame de tais fontes, as maneiras pelas quais os sujeitos constroem os sentidos das experiências de vida escolar e como estas integram-se ao desenvolvimento dos sujeitos ao longo de tempos diversos da existência. A pesquisa analisa tanto perspectivas reconstruídas a partir da posição de alunos quanto a partir do lugar dos professores. Em ambos os casos, são frequentes as referências às práticas de ensino da leitura e da escrita. Evidentemente, tais referências são melhor compreendidas à luz da história da escolarização e da análise de outras práticas sociais, mas também é de se sublinhar o fato de que as referências às experiências de vida escolar e, em especial, aquelas ligadas ao aprendizado da leitura e da escrita, são numerosas nas fontes autobiográficas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Denice Barbara Catani, Universidade de São Paulo

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo onde fez sua formação (graduação em Pedagogia, mestrado, doutorado e livre docência). Pesquisa temas ligados à História da Educação e Profissão Docente e Formação de Professores. Exerceu os cargos de Chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP.

Paula Perin Vicentini, Faculdade de Educação da USP

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (SP, Brasil) e Professora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (SP, Brasil)

Downloads

Como Citar

Catani, D. B., & Vicentini, P. P. (2011). Uma história das práticas de ensino da leitura e da escrita na produção autobiográfica de professores e alunos no Brasil (1870-1970)*. Educação, 34(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8706