Diferentes Olhares Sobre as Práticas Pedagógicas no Ensino Superior: a docência e sua formação

Maria Isabel da Cunha

Resumo


O texto faz uma reflexão sobre as práticas pedagógicas presentes na educação superior e a relação que mantêm com a docência, compreendidas nas suas condições de produção, bem como de formação. Analisa o impacto das políticas públicas, em especial as de cunho neoliberal, na configuração das práticas acadêmi-cas. Discute questões relacionadas com a profissionalidade dos docentes da educação superior imbricadas na tensão entre regulação e emancipação. Defende a importância da pesquisa como alternativa para o diálogo epistemológico na área a e criação de redes investigativas como possibilidade de consolidação de processos partilhados de produção de conhecimento.
Descritores – Pedagogia universitária; formação de professores; educação superior.
ABSTRACT – This text carries out a reflection about pedagogical practices present in higher education, as well as the relationship it maintains with teaching, understood in their conditions of production, as well as their formation. It analyzes the impact of public policies, especially those of neoliberal kind, in the configuration of academic practices. It discusses questions related to the professionality of the teachers of higher education implicated in the tension between regulation and emancipation. It defends the importance of research as an alternative to the epistemological dialogue in the area, and the creation of investigative nets as a possibility of consolidation of shared processes of production of knowledge.
Descriptors – University pedagogy; teachers’ formation; higher education.

Palavras-chave


Pedagogia universitária

Texto completo:

PDF


Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS