“É perto, mas é muito, muito longe”: conversando com crianças sobre senso espacial

Autores

  • Simone Damm Zogaib Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE
  • Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.30133

Palavras-chave:

Educação infantil. Educação matemática. Geometria. Senso espacial. Noções de perto/longe.

Resumo

Neste artigo evidenciamos indícios de orientação espacial de crianças de cinco anos, matriculadas em uma escola municipal de educação infantil. Consideramos o que elas dizem a respeito do trajeto escola/casa/escola. Tal estudo faz parte de uma pesquisa qualitativa de doutorado em educação sobre senso espacial infantil no campo da geometria. Este texto se constituiu a partir da escuta de crianças em catorze entrevistas realizadas, das quais selecionamos questões sobre noções espaciais de perto/longe. Em Clements (2004), Lorenzato (2006), Mendes e Delgado (2008) encontramos suporte teórico para tratar da orientação espacial. Corsaro (2011) e Sarmento (2007) nos auxiliaram nos estudos sobre infância. Verificamos que as crianças possuem conhecimentos sobre orientação espacial e relacionam noções espaciais de perto/longe aos seus próprios pontos de referência. Concluímos que é importante considerar os usos e significados que as crianças atribuem às noções espaciais, mas também vale considerar o papel significativo da escola em pensar e problematizar junto com as crianças essa orientação espacial no ambiente escolar, no bairro e na cidade onde vivem e se locomovem.

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Biografia do Autor

Simone Damm Zogaib, Universidade Federal de Sergipe (UFS), São Cristóvão, SE

Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Bolsista da CAPES.

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES

Professora aposentada do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo - UFES.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Zogaib, S. D., & Santos-Wagner, V. M. P. dos. (2019). “É perto, mas é muito, muito longe”: conversando com crianças sobre senso espacial. Educação, 42(1), 107–116. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.30133

Edição

Seção

Outros Temas