O processo de construção da política de formação dos funcionários da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29752

Palavras-chave:

Funcionários da educação, Política educacional, Profuncionário, Ciclo de políticas.

Resumo

O artigo é o resultado de uma pesquisa documental de cunho qualitativo que teve como objetivo compreender o processo de criação da Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica, além de discutir o papel do Estado em sua elaboração. O estudo, desenvolvido com elementos da abordagem do ciclo de políticas de Stephen J. Ball, permitiu identificar a atuação da sociedade civil constatando que o surgimento de uma política não está submetido somente à racionalidade estatal, mas sujeito a influências externas. A análise também evidenciou a construção de um percurso em torno de um projeto emancipatório, de atendimento a reinvindicações sociais, para a formação profissional dos funcionários da educação.

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Biografia do Autor

Leandro Aparecido de Souza, Universidade Estadual Paulista, Birigui, SP, Brasil.

Mestre e doutorando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), membro do Grupo de Pesquisa “Profissão docente: formação, identidade, representações e saberes” (GPDFIRS), Campus de Presidente Prudente, SP, Brasil. Técnico em Assuntos Educacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus Birigui, SP, Brasil.

Alberto Alburquerque Gomes, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, SP, Brasil

Sociólogo. Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Líder do Grupo de Pesquisa “Profissão docente: formação, identidade, representações e saberes” (GPDFIRS), Câmpus de Presidente Prudente, SP, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Souza, L. A., & Gomes, A. A. (2019). O processo de construção da política de formação dos funcionários da educação. Educação, 42(3), 496–505. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.3.29752

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