A dimensão educativa da educação não escolar: tem sentido este debate?

Autores

  • Eliana P. G. Moura Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS
  • Dinora Tereza Zucchetti Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.27950

Palavras-chave:

Educação. Educação não escolar. Socioeducativos. Dimensão educativa. Dimensão pedagógica.

Resumo

Este artigo trata de uma discussão teórica que aborda a dimensão educativa de práticas de educação não escolar, especialmente aquelas desenvolvidas em programas e projetos socioeducativos. Partindo do reconhecimento que tais práticas têm sua dimensão pedagógica e seus modos de saber fazer relativamente conhecidos, envida esforços no sentido de teorizar sobre o campo, admitindo, a priori, a existência de uma dimensão especificamente educativa da educação não escolar, tomando como referência as postulações teóricas de Boavida e Amado (2006). O texto encerra apresentando argumentos cuja elaboração original pretende trazer novos elementos ao debate no âmbito das teorias educacionais, contribuindo para o avanço do conhecimento científico.

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Biografia do Autor

Eliana P. G. Moura, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Psicóloga, Docente do curso de graduação em Psicologia e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, da Universidade Feevale.

Dinora Tereza Zucchetti, Universidade Feevale, Novo Hamburgo, RS

Docente do curso de graduação em Pedagogia e do PPG em Diversidade Cultural e Inclusão Social, da Universidade Feevale.

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Moura, E. P. G., & Zucchetti, D. T. (2019). A dimensão educativa da educação não escolar: tem sentido este debate?. Educação, 42(1), 150–158. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.27950

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