Uniforme escolar: regulando os modos de vestir para a produção de um/a aluno/a “boa pinta”

Autores

  • Suelén Teixeira da Silva Prefeitura Municipal de Pelotas
  • Angela Dillmann Nunes Bicca IFSUL

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.27831

Palavras-chave:

Estudos culturais, Uniformes escolares, Disciplinamento, Regulação.

Resumo

Objetiva-se, a partir dos estudos culturais pós-estruturalistas articulados ao campo da Educação, compreender como o Manual do Uniforme Escolar do “Projeto Boa Pinta – Uniforme Escolar” participa da produção de sentidos sobre as vestimentas para ir à escola na rede municipal de ensino da cidade de Pelotas. Para cumprir tal objetivo, analisou-se o Manual do Uniforme Escolar, distribuído juntamente com os kits de uniformes da rede municipal de Pelotas, a partir do conceito de representação cultural. Essa discussão focalizou como a vestimenta pode disciplinar e regular os indivíduos, instaurando compreensões acerca de igualitarismo, de higiene e de segurança, que, por sua vez, funcionam para produzir modos específicos de vestir-se para ir à escola e, ao contrário do que possa parecer, valorizam a aparência.

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Biografia do Autor

Suelén Teixeira da Silva, Prefeitura Municipal de Pelotas

Graduada em pedagogia - Ufpel

Mestre em Educação - IFSUL

Angela Dillmann Nunes Bicca, IFSUL

Licenciada em Física e Especialista em Lógica e Filosofia da Ciência (UCPel), Mestre e Doutora em Educação (UFRGS)

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Publicado

2018-12-30

Como Citar

Silva, S. T. da, & Bicca, A. D. N. (2018). Uniforme escolar: regulando os modos de vestir para a produção de um/a aluno/a “boa pinta”. Educação, 41(3), 453–462. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2018.3.27831