Ética e pesquisa em educação: entre a regulação e a potencialidade reflexiva da formação

Mónica de la Fare, Isabel Cristina de Moura Carvalho, Marcos Villela Pereira

Resumo


Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória que busca contribuir com os debates sobre ética e pesquisa no contexto atual da recente aprovação da Resolução CNS Nº 510/2016, normativa regulatória para as Ciências Humanas e Sociais (CHS). Para isso, construímos um argumento que aborda a questão da regulação e destaca também aspectos da reflexão ética no ofício de pesquisar e na formação de pesquisadores. A metodologia combinou a análise documental e o levantamento de opiniões de pesquisadores líderes e vice-líderes de grupos de pesquisa em educação da Região Sul através do uso de um questionário web. Os resultados da pesquisa mostram que no grupo dos 53 respondentes predomina o inconformismo com a situação atual da regulação da ética em pesquisa e prevalece a ideia de que esse tema corresponde tanto à regulação como à formação. Em relação aos riscos da pesquisa em educação as opiniões divergem e é escasso o reconhecimento de dilemas éticos nessa atividade.


Palavras-chave


Ética; Pesquisa/formação; Regulação; Ciências Humanas e Sociais; Educação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.27603

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