Lazer, bairro e escola no depoimento de jovens protagonistas de violência

Autores

  • Luciano Plez de Melo Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP
  • Leila Maria Ferreira Salles Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26918

Palavras-chave:

Jovens. Inserção social. Escola.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção social de jovens protagonistas de violência em espaços de estadas cotidianas, como o bairro, os locais de lazer e a escola. Foram realizadas entrevistas focais com dois grupos de jovens matriculados em duas escolas públicas localizadas em bairros da periferia urbana empobrecida de uma cidade do interior de São Paulo e, pelas próprias escolas, considerados como protagonistas de violência. As regularidades discursivas presentes nos depoimentos foram analisadas. Os depoimentos apontaram que os modos de inserção social dos jovens trazem marcas acentuadas que são decorrentes da moradia em um conjunto de bairros que concentra, de acordo com dados do Censo de 2010, 7% da população do município, e que tais marcas adentram todos os locais de estada cotidiana, inclusive a escola. Os jovens, contudo, parecem desconsiderar as determinações externas que configuram as características dos locais que frequentam e as estadas em comum, o que dificulta o estabelecimento de vínculos que favoreçam a sua agregação e resistência às situações que vivem.

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Biografia do Autor

Luciano Plez de Melo, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Doutorando em Educação, UNESP/Rio Claro. Area de investigação: jovens, escola, comunidade.  

Leila Maria Ferreira Salles, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP

Professora livre docente pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com pós-doutorado no exterior. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação, UNESP/Rio Claro. Suas investigações examinam a adolescência e a juventude na sociedade contemporânea, os processos de inserção social de jovens na comunidade, violência e educação. Investiga os processos educativos em periferias urbanas. 

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Publicado

2019-05-06

Como Citar

Melo, L. P. de, & Salles, L. M. F. (2019). Lazer, bairro e escola no depoimento de jovens protagonistas de violência. Educação, 42(1), 12–22. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2019.1.26918

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