Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em Educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889

Palavras-chave:

Ética em pesquisa. Integridade científica. Formação de pesquisadores.

Resumo

A atenção dos pesquisadores brasileiros da área de Educação para a necessidade de debates, estudos e pesquisas acerca da ética em pesquisa é algo recente. O objetivo da investigação que dá suporte a este artigo é identificar, no Brasil, quais programas de pós-graduação stricto sensu da área de Educação incluem, nas ementas de suas disciplinas, o tema ética em pesquisa. Empregou-se o método da pesquisa documental, considerando-se como documentos as ementas das disciplinas dos programas de pós-graduação em Educação do Brasil, disponíveis em formato digital, na Plataforma Sucupira. Do conjunto de 8.892 disciplinas analisadas, somente 69 (0,78%) incluem o tema ética em pesquisa em suas ementas. Essas disciplinas estão distribuídas por 37 programas de pós-graduação em Educação, representando 21,64% do total. Esse resultado indica a necessidade urgente de se garantir formação disciplinar e sistemática sobre o tema ética em pesquisa nos programas de pós-graduação em Educação.

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Biografia do Autor

João Batista Carvalho Nunes, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Analítica, Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES).

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Publicado

2017-08-30

Como Citar

Nunes, J. B. C. (2017). Formação para a ética em pesquisa: um olhar para os programas de pós-graduação em Educação. Educação, 40(2), 183–191. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.26889

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa

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