Borboletas no aquário: reflexões acerca da formação docente

Autores

  • Adriana Regina de Jesus Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Claudia Chueire de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26767

Palavras-chave:

Curso de licenciatura. Docência. Identidade profissional.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2013 e 2016 que investigou as percepções de discentes de cursos de licenciatura de uma universidade pública estadual a respeito da docência. A investigação teve como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e, como parâmetro para exame das manifestações dos colaboradores, os pressupostos da análise do discurso de Putnam e Fairhust (2001) e os estudos relativos ao universo das representações sociais sob a ótica de Moscovici (2010). Ao término do estudo, constatou-se a necessidade de os cursos de licenciatura possibilitarem aos alunos e ao corpo docente, por meio da matriz curricular e das aulas dadas, uma reflexão crítica a respeito das especificidades da profissão docente e do conjunto de características que compõem a identidade profissional.

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Biografia do Autor

Adriana Regina de Jesus, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Pedagogia e Especialização em Sociologia da Educação pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2003). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professora da Universidade Estadual de Londrina, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Currículo, Formação de Professores, Ensino e Aprendizagem e Avaliação da Aprendizagem. Atualmente está na Direção Geral do Colégio Aplicação - orgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina. Atua como docente em cursos de Pós Graduação na área de educação e ministra cursos referentes à formação de professores. Participou como pesquisadora master no Projeto Aprova Brasil - O Direito de Aprender: Boas práticas em escolas públicas avaliadas pela Prova Brasil em parceria com o MEC, INEP e UNICEF. Membro do Conselho Municipal de Educação da cidade de Londrina/PR - Gestao 2012/2015, como representante das Instituiçoes de Ensino Superior (Segmento dos Prestadores de Serviço em Educaçao).

Claudia Chueire de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Educação e Docentes dos cursos de graduação e strictu sensu da Universidade Estadual de Londrina.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Jesus, A. R. de, & Oliveira, C. C. de. (2017). Borboletas no aquário: reflexões acerca da formação docente. Educação, 40(3), 413–421. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26767