Divertida-mente: entrando no cinema pelo Projeto CineIFSC – Pipoca Educultural

Autores

  • Eliane Juraski Camillo Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria dos Anjos Lopes Viella Universidade Federal da Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26159

Palavras-chave:

Leitura e interpretação. Cinema. Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho resultou do Projeto CineIFSC – Pipoca Educultural, que teve como objetivo potencializar a interpretação de textos e de mundos, via utilização do cinema com os alunos dos cursos técnicos em Fabricação Mecânica e Agroindústria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Xanxerê, no ano letivo de 2015. Assim, foi elaborado e colocado em prática o referido projeto, utilizando-se, para a coleta de dados, questionários aplicados aos alunos e professores antes da sua execução e registros dos debates realizados após a exibição dos filmes. Para fundamentar a análise, estabeleceu-se o diálogo com Catelli (2005), Duarte (2002), Napolitano (2013) e Roure (2011), entre outros. Os dados enfatizam um conjunto de habilidades e atitudes conquistadas pelos sujeitos que participaram do processo e apontam caminhos para um frutífero diálogo entre cinema e educação.

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JOGADA de gênio. Autor: John Seabrook. Direção: Marc Abraham. Produtor: Gary Barber. Roteiro: Philip Railsback. 2009, Estados Unidos. Universal Pictures, 2009. 120min. Gênero: Drama.

MARY e Max : uma amizade diferente. Direção e roteiro: Adam Elliot. Produção: Matk Gooder, Paul Hardart, Tom Hardart, Bryce Menzies, Jonathan Page. Música: Dale Cornelius, 2009, Austrália, Gaumont, 2009. 92min. Gênero: Animação.

MUITO além do peso. Direção: stela Renner. Produtor: Marcos Nisti, Juliana Borges. Fotografia: Renata Ursaia. Montagem:Jordana Berg. Música: Jukebox. 2012, Brasil. Produção: Maria Farinha Filmes. 2012. 84min. Gênero: Documentário.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

Camillo, E. J., & Viella, M. dos A. L. (2017). Divertida-mente: entrando no cinema pelo Projeto CineIFSC – Pipoca Educultural. Educação, 40(3), 386–395. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.26159