Comunidade escolar de Mato Grosso do Sul: refletindo sobre o trabalho de docentes do gênero masculino

Josiane Peres Gonçalves, Edicleia Lima de Oliveira

Resumo


O presente estudo tem por objetivo identificar as representações sociais de professores homens, gestores escolares e familiares de alunos de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental do município de Corumbá (MS), em relação ao trabalho desenvolvido por docentes do gênero masculino com crianças. A metodologia consiste na gravação de entrevistas semiestruturadas, posteriormente transcritas, sistematizadas e analisadas. Participaram do estudo dez pessoas, sendo cinco da educação infantil e cinco dos anos iniciais do ensino fundamental. Os resultados revelam que nos dois níveis de ensino averiguados não há grandes problemas relacionados ao trabalho desenvolvido pelos professores homens em Corumbá. Entretanto, o medo do que a família vai pensar e as representações sociais de que a mulher é a pessoa mais adequada para cuidar e educar as crianças na escola exercem influências para que exista um número cada vez menor de docentes do gênero masculino trabalhando nas duas primeiras etapas da educação básica.


Palavras-chave


Gênero. Docência. Educação infantil. Ensino fundamental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.24393

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