Contribuições pedagógicas em institutos federais: o supervisor escolar, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo

Deloize Lorenzet, Jaime José Zitkoski

Resumo


Este artigo dialoga acerca das atribuições da equipe pedagógica formada por diferentes profissionais, como o supervisor, o orientador e o pedagogo técnico-administrativo em instituições de educação profissional dedicadas à formação do trabalhador, mais especificamente envolvendo o estudo de caso de um instituto federal. A metodologia envolveu pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Como resultado, destaca-se a relevância destes profissionais licenciados em Pedagogia, em atuações específicas, e a importância desses grupos partilharem seu trabalho em equipe, pois possuem o propósito de assessorar o trabalho docente, e propiciar ao educando ensino e aprendizagem de qualidade, com projetos educacionais adequados ao desenvolvimento social.


Palavras-chave


Supervisor escolar. Orientador educacional. Pedagogo técnico-administrativo. Equipe pedagógica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2017.3.23946




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