Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições

Autores

  • Lina Maria Gonçalves Professora da Universidade Federal do Tocantins
  • Gerlane Romão Fonseca Perrier Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas
  • Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.23926

Palavras-chave:

Prática docente. Tecnologia educacional. Reflexão. Formação docente.

Resumo

As sessões de apresentação de relatos de prática já fazem parte da programação dos Seminários Web Currículo, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Visando a compreender as contribuições das apresentações de tais práticas, sob a perspectiva dos participantes nas sessões de relatos realizadas na quarta edição desse seminário, em setembro de 2015, foi aplicado um questionário de opinião sobre as contribuições dos relatos apresentados. As respostas às questões subjetivas foram tratadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), produzido com o apoio do software Qualiquantisoft; e as ideias-chave foram organizadas em categorias e geraram os DSCs, apresentados e analisados neste artigo; Já as respostas à questão objetiva foram tratadas por meio do software NVivo10. Essas análises revelaram que os relatos contribuíram para ampliar as reflexões docentes e melhorar as práticas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lina Maria Gonçalves, Professora da Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUCSP. Professora da Universidade Federal do Tocantins, câmpus de Gurupi - UFT Gpi

Gerlane Romão Fonseca Perrier, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas

Professora do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas – CODAI/UFRPE. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP. Bolsista CNPQ.

Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutora em Educação: Currículo. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUCSP.

Referências

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Web currículo: a convergência digital é o futuro. Entrevista [17 abril 2014]. Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares. Entrevista concedida a Ivani Cardoso. Disponível em: <http://www.abrelivros.org.br/home/index.php/noticia%20s/5597-

web-curriculo-a-convergencia-digital-e-o-futuro>. Acesso em: 03 mar. 2016.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Integração de currículo e tecnologias: a emergência de web currículo. Anais do XV Endipe – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: UFMG, 2010.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos, 2008. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/

introdutorio/popups/m1_e2_pop_TecnologiaNaEscola.html>. Acesso em: 13 mar. 2016.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; ALVES, Robson Medeiros; LEMOS, Silvana Donadio Vilela (Org.). Web currículo: aprendizagem, pesquisa e conhecimento com o uso de tecnologias digitais. Rio de Janeiro/RJ: Letra Capital, 2014.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da (Org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. úcleo de base 2: Integração entre Currículo e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: material didático. Curso de Especialização em Educação na Cultura Digital. Universidade Federal de Santa Catarina, 2015. Disponível em: <http://catalogo.educacaonaculturadigital.mec.gov.br/site>. Acesso em: 20 abr. 2015.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Integração currículo e tecnologias e a produção de narrativas digitais. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 57-82, set./dez. 2012. Disponível em: <http://www.curriculosemfronteiras.org/vol12iss3articles/almeida-valente.pdf>. Acesso em: 02 nov. 2015.

BENITES, Mikelli Cristina Pacito; CAPELASSO, Rosângela Regina Marcicano; DIAS, Carmen Lúcia. O ser e estar da ação docente: uma reflexão necessária. In: Colloquium Humanarum, Presidente Prudente, v. 8, n. 2, p. 69-77, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://revistas.unoeste.br/revistas/ojs/index.php/ch/article/viewFile/427/640>. Acesso em: 17 out. 2015. doi:10.5747/ch.2011.v08.n2.h112

BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Será o professor de história um educador? Revista História: debates e tendências. Passo Fundo, RS, v. 4, n. 1, p. 142-147, 2003.

CLANDININ, D. Jean. Personal practical knowledge: a study of teachers' classroom images. In: Curriculum Inquiry, v. 15, n. 4, p. 361-385, 1985.

CARABETTA JÚNIOR, Valter. Rever, pensar e (re)significar: a importância da reflexão sobre a prática na profissão docente. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 4, p. 580-586, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbem/v34n4/v34n4a14.pdf>. Acesso em: 17 out. 2015.

CARDIA, Maria Tereza Antonia. Narrar a experiência. Tirando de letra. In: Na Ponta do Lápis, ano VIII, n. 20, p. 24-27, 2012. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/ EscrevendoFuturo/arquivos/2186/narrar_a_experiencia.pdf>. Acesso em: 17 out. 2015.

DEMO, Pedro. Rupturas urgentes na educação. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 18, n. 69, p. 861-872, out./ dez. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ensaio/ v18n69/v18n69a11.pdf>. Acesso em: 9 nov. 2014.

DEWEY, John. Como pensamos. Como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. São Paulo: Editora Nacional, 1933.

DIAS, Paulo. Aprendizagem colaborativa e comunidades de inovação. In: ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; DIAS, Paulo; SILVA, Bento Duarte da (Org.). Cenários de inovação para a educação na sociedade digital. São Paulo: Loyola, 2013. p. 13-20.

ELBAZ, Freema. The teacher's “practical knowledge”: report of a case study. Curriculum Inquiry, v. 11, n. 1, p. 43-71, 1981.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 45. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 26. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GARCÍA, Carlos Marcelo. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 2005.

LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Artmed/UFMG, 1999.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. Curso teórico prático de introdução ao discurso do sujeito coletivo e ao software QualiQuantiSoft. São Paulo: Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo (IpDsc), 2012. Disponível em: <https://scholar.google.com/scholar_lookup?t

itle=+Curso+te%C3%B3rico+pr%C3%A1tico+de+introdu%

C3%A7%C3%A3o+ao+discurso+do+sujeito+coletivo+e+ao+

Software+Qualiquantisoft&author=LEFEVRE+F&author=LE

FEVRE+A.+M.+C&publication_year=2011>. Acesso em: 10

set. 2015.

LEFÈVRE, Fernando; LEFÈVRE, Ana Maria Cavalcanti. A utilização da metodologia do discurso do sujeito coletivo na avaliação qualitativa dos cursos de especialização Capacitação e Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde - CADRHU.

In: Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 12, n. 2, p. 68-75, jul.-

dez. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/ v12n2/07.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2016.

LIMA, Marcos Henrique Meireles. O professor, o pesquisador e o professor-pesquisador. 2007. Disponível em: <http://www.amigosdolivro.com.br/lermais_materias.php?cd_materias=3754>. Acesso em: 17 mar. 2016.

NÓVOA, Antonio. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa/Portugal: Educa, 2009. Disponível em:

etepb.com.br/arq_news/2012texto_professores_imagens_do_

futuro_presente.pdf>. Acesso em: 10 jan. 2015.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente, 1991. Disponível em: <http://core.ac.uk/download/pdf/12424596.pdf>. Acesso em: 20 abr. 2014.

PACHECO, José Augusto. O pensamento e a ação do professor. Porto: Porto Editora, 1995.

PACHECO, José Augusto; FLORES, Maria Assunção. Formação e avaliação de professores. Porto: Porto Editora, 1999.

PALAZÓN MAYORAL, María Rosa. A filosofia da práxis segundo Adolfo Sánchez Vázquez. In: BORON, Atilio A.; AMADEO, Javier; GONZALEZ, Sabrina. A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivas, 2007. ISBN 978987118367-8. Disponível em: <http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap.13.doc>. Acesso em: 10 jan. 2016.

PÉREZ GÓMEZ, Angel. O pensamento prático do professor: a formação do professor como profissional reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997.

PUC-SP. IV Seminário Web Currículo e XII Encontro de Pesquisadores em Currículo. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.pucsp.br/ webcurriculo/trabalhos-aprovados.html>. Acesso em: 18 out. 2015.

SCHÖN, Donald Alan. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa/Portugal: Dom Quixote, 1992.

SCHÖN, Donald Alan. The reflective practitioner: how professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 7. ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2002.

VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez. Filosofia da práxis. Trad. de Luiz Fernando Cardoso. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

WIEN, Carol Anne; GUYEVSKY, Victoria; BERDOUSSIS, Noula. Learning to document in Reggio-inspired education. Early Childhood and Practice, v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: <http://ecrp.uiuc.edu/v13n2/wien.html>. Acesso em: 01 mar. 2016.

WOODS, Peter. Investigar a arte de ensinar. Porto: Porto Editora, 1999.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.

ZABALZA, Miguel A. Diários de aula: contributo para o estudo dos dilemas práticos dos professores. Porto: Porto Editora, 1994.

ZELMANOVITS, Cris. Relatar a prática: como e por quê? Olimpíada de Língua Portuguesa: escrevendo o futuro, out. 2010. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/EscrevendoFuturo/arquivos/2188/relatar_a_pratica.pdf>. Acesso em: 17 out. 2015.

Downloads

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Gonçalves, L. M., Perrier, G. R. F., & Almeida, M. E. B. de. (2017). Relatos de práticas docentes: o discurso do sujeito coletivo desvelando suas contribuições. Educação, 40(2), 263–274. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2017.2.23926

Edição

Seção

Dossiê: Regulação da Ética na Pesquisa