Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil: pesquisas em Educação

Autores

  • Barbara Coelho Neves Universidade Federal da Bahia
  • Edvaldo Souza Couto Universidade Federal da Bahia
  • Maria Couto Cunha Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21782

Palavras-chave:

Inclusão digital. Educação. Pesquisas. Estudo infométrico. Produção científica.

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma investigação acerca dos undamentos dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Brasil sobre inclusão digital na área de Educação e apresenta os fundamentos da proposição de uma agenda dessa produção acadêmica. Traz como objetivos discutir os fundamentos teóricoconceituais e metodológicos, determinar o termo agenda da inclusão digital empregado neste estudo e abordar alguns dos indicadores (clusters) levantados na pesquisa macro da qual o artigo é uma das partes complementares. O método
utilizado é o infométrico, aplicado no Banco de Teses e Dissertações da Capes. A análise dos dados é realizada a partir do teste sociométrico. Como resultado, o artigo indica aspectos teóricos, metodológicos e conceituais a serem
analisados no desenvolvimento da pesquisa.

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Biografia do Autor

Barbara Coelho Neves, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil) e professora na Universidade Federal de Sergipe (São Cristóvão, SE, Brasil).

Edvaldo Souza Couto, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Campinas, SP, Brasil) e professor na Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil).

Maria Couto Cunha, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil) e professora na Universidade Federal da Bahia (Salvador, BA, Brasil).

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Neves, B. C., Couto, E. S., & Cunha, M. C. (2016). Fundamentos e agenda da inclusão digital no Brasil: pesquisas em Educação. Educação, 38(3), 379–386. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21782

Edição

Seção

Dossiê - In/exclusão Digital e Educação

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