Saúde mental e web rádio: processo de inclusão digital

Autores

  • Deise Juliana Francisco Universidade Federal de Alagoas
  • Rafael André de Barros Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21781

Palavras-chave:

Saúde mental. Reabilitação psicossocial. Inclusão digital.

Resumo

O artigo problematiza o uso de oficinas de web rádio na saúde mental, desde o ponto de vista da inclusão digital e da atuação do pedagogo. Trata-se de uma pesquisa-intervenção realizada em conjunto com usuários de um Caps (Centro de Atenção Psicossocial) do município de Maceió. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados diário de campo, entrevista semiestruturada com equipe do Caps e observação dos usuários. A partir da literatura sobre tecnologia e habilitação psicossocial foram realizadas oficinas. Dentre os resultados, apresenta-se de maneira positiva o processo de habilitação social e inclusão digital no coletivo com a produção web radiofônica. O produto final não foram os programas, mas a redescoberta da autonomia, o processo de ensino e aprendizagem para utilização dos recursos informatizados e o processo de inclusão digital. A web rádio contribui de forma significativa para a promoção da saúde mental, destacando-se como um recurso no processo de habilitação social de sujeitos em sofrimento psíquico.

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Biografia do Autor

Deise Juliana Francisco, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, RS, Brasil) e professora na Universidade Federal de Alagoas (Maceió, AL, Brasil).

Rafael André de Barros, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (Maceió, AL, Brasil) e professor na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Maceió, AL, Brasil).

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Acesso em: 10 jan. 2012.

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Publicado

2016-03-01

Como Citar

Francisco, D. J., & de Barros, R. A. (2016). Saúde mental e web rádio: processo de inclusão digital. Educação, 38(3), 369–378. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.21781

Edição

Seção

Dossiê - In/exclusão Digital e Educação