Entrevista com Paulo Renato Souza: reflexões sobre a Revolução Gerenciada

Everaldo da Silva

Resumo


O professor Paulo Renato Souza nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, no dia 10 de setembro de 1945. Economista renomado, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, obteve seu Mestrado pela Universidade do Chile e seu Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Foi professor titular do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Ministrou cursos também na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade do Chile, Católica de São Paulo e Católica do Chile. Além de professor, foi pesquisador visitante na École de Hautes Études en Science Sociales, em Paris, e no Institute for Advanced Study, em Princeton, nos Estados Unidos. Fora da área acadêmica, foi gerente de operações e vice-presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Nos anos 1980, foi reitor da Universidade Estadual de Campinas. Secretário de Educação do Estado de São Paulo e presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo. Na década de 1970, foi especialista das Nações Unidas em questões de empregos e salários e diretor adjunto do Programa Regional do Emprego para a América Latina e o Caribe. Foi um dos fundadores do PSDB, ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (entre 1995 e 2002) e secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo José Serra (entre 2009 e 2010) e no governo Franco Montoro (entre 1984 e 1986). Em 2005, publicou o livro A revolução gerenciada: educação no Brasil, 1995-2002. Dentre as suas maiores realizações à frente do Ministério da Educação estão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O ex-ministro Paulo Renato Souza faleceu aos 65 anos, em 2011, não estava ocupando nenhum cargo público e atuava como consultor, principalmente em projetos ligados à educação, em empresas da iniciativa privada. O entrevistado conhece bem área a de educação, economia do desenvolvimento e economia do trabalho e nesta entrevista – concedida em São Paulo, na Paulo Renato Souza Consultores, em julho de 2009 –, apontou aspectos relevantes sobre equidade, avaliação, ensino, pesquisa, extensão e EAD, bem como sobre o mercado de educação superior.


Palavras-chave


Educação Superior. Revolução Gerenciada. Paulo Renato Souza

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21412

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org


Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011.




Educação

e-ISSN 1981-2582
ISSN-L 0101-465X


Avaliação do Qualis CAPES - 2014 
ÁREA CAPES - Educação
CLASSIFICAÇÃO - A2

E-mail: reveduc@pucrs.br



Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras.

Disponibilidade para depósito: Azul

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS