Educação parental e pedagogia social: avaliação de uma proposta de intervenção

Narjara Mendes Garcia, Maria Angela Mattar Yunes, Ana Maria Tomás Almeida

Resumo


Intervenções em educação parental são raras no Brasil e situam-se no campo da pedagogia social. O artigo apresenta a análise de uma proposta educativa com famílias para a promoção da parentalidade responsável. Para tanto, foi realizado, em contexto brasileiro, um programa de educação parental europeu intitulado “Crescer Felizes em Família”. Investigou-se a dinâmica de funcionamento, o papel dos facilitadores, a satisfação e a eficácia da intervenção na perspectiva da equipe de educadores e das famílias participantes. Os resultados apontaram a necessidade de garantir a adesão das famílias e de ajustes do programa para aplicação em contexto brasileiro. Os elementos que mais contribuíram para a condução do programa de educação parental com sucesso no Brasil foram: a qualidade da mediação pedagógica dos educadores com as famílias, a abordagem sistêmica dos conteúdos da proposta educativa e o uso de metodologias da Pedagogia Social, que têm por base o diálogo e o respeito às diferenças individuais e culturais.

 


Palavras-chave


Pedagogia social. Educação parental. Famílias. Parentalidade. Educadores sociais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.21396

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