Existe algo oculto nas tessituras curriculares da educação para a infância?

Autores

  • Virginia Georg Schindhelm Universidade Federal Fluminense
  • Dayse Martins Hora Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21374

Palavras-chave:

Currículo. Gênero e sexualidades. Educação infantil.

Resumo

A pesquisa focaliza o gênero e as sexualidades da criança e as vivências do(a) educador(a), num currículo não prescrito e nem pensado, mas presente na escola. Sexualidades e gênero são construções sociais polêmicas pela multiplicidade de visões, crenças, tabus, interditos e valores dos que nela convivem. A investigação em duas escolas entrelaçou dados oriundos de: (a) observação participante e registro de narrativas num diário de campo; (b) entrevistas semiestruturados com educadore(a)s; (c) diálogos e troca de conhecimentos na formação continuada do(a)s educadore(a)s; (d) bibliografia sobre infância, currículo, gênero e sexualidades. Os resultados: (1) desvelaram ocultamentos e silenciamentos acerca da temática; (2) expuseram experiências problemáticas aos adultos, desencadeando decisões num complexo terreno de incertezas, singularidades e conflito de valores; (3) evidenciaram falas com marcas de angústias e constrangimentos sobre o sexual; (4) revelaram (des)conhecimentos da equipe pedagógica sobre gênero e  exualidades das crianças.

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Biografia do Autor

Virginia Georg Schindhelm, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga, mestre e doutora em Educação.

Professora da faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da faculdade de Psicologia da Sociedade Educacional Fluminense (SEFLU). 

Dayse Martins Hora, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Pedagoga, mestre e doutora em Educação.

Professora associada II, aposentada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

Schindhelm, V. G., & Hora, D. M. (2016). Existe algo oculto nas tessituras curriculares da educação para a infância?. Educação, 39(3), 373–382. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.3.21374

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