Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática

Autores

  • Lisiane Alvim Saraiva-Junges Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Adriana Wagner Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21333

Palavras-chave:

Relação Família-Escola. Revisão sistemática. Literatura brasileira.

Resumo

A Relação Família-Escola tem atraído interesse de muitos pesquisadores, pois quando bem estabelecida previne comportamentos disfuncionais. No Brasil, percebem-se algumas lacunas na abordagem desta temática, o que motivoua realização deste estudo. O objetivo deste trabalho, portanto, foi conhecer o estado da arte do tema “Relação Família-Escola” em nosso país a partir de uma revisão sistemática da literatura. O levantamento resultou em 31 artigos que foram analisados sob o ponto de vista metodológico e temático. Os artigos refletem a complexidade inerente à temática, assim como as metodologias disponíveis para aceder a ela. Alguns denotam certa dificuldade de delimitação do objeto de pesquisa. Conclui-se que a produção acadêmica sobre o tema no Brasil encontra-se em momento de diagnóstico de dificuldades e constatação da necessidade de propostas de intervenção para otimização, mas ainda não se percebem avanços quanto à proposições práticas que fomentem uma parceria efetiva entre escola e famílias.

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Biografia do Autor

Lisiane Alvim Saraiva-Junges, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga formada pela PUCRS (2003), Mestre em Psicologia (PUCRS, 2007) e Doutora em Psicologia (UFRGS, 2015). Psicoterapeuta formada pelo IEPP (Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia) e Psicologa Educacional no Colégio Farroupilha - Porto Alegre.

Adriana Wagner, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga formada pela PUCRS (1988), especialista em Terapia de Família e Casal na Escuela de Formación en Terapia Familiar - STIRPE (Espanha) e doutora em Psicologia Social pela Universidad Autonoma de Madrid (1994). É professora adjunta do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS e coordenadora do Núcleo de Pesquisa Dinâmica das Relações Familiares (www.ufrgs.br/relacoesfamiliares). 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

Saraiva-Junges, L. A., & Wagner, A. (2016). Os estudos sobre a Relação Família-Escola no Brasil: uma revisão sistemática. Educação, 39(4), s114-s124. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.s.21333

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