A escola da igualdade política e a das diferenças psi: quando a educação pública dá lugar à “especial”

Autores

  • Douglas Emiliano Batista Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20047

Palavras-chave:

Educação pública. Inclusão. Psicanálise e educação.

Resumo

Recorrendo ao universo teórico da psicanálise e do pensamento arendtiano, reflete se aqui sobre um contrassenso que envolve a política de inclusão escolar. Já que o século XX assistiu, em função da psicologização do discurso educacional, a um esvaziamento do sentido público da educação, a escola regular ou comum deu vez, hegemonicamente, a uma escola “especial” ou “adequada” à dita capacidade psi de aprendizagem do aluno. Ou seja, o sistema regular de ensino almeja, desde então, operar “sob medida”, atendendo inclusive o aluno oriundo de escolas especiais de modo “especial” (e não público). Pretende-se, neste artigo, abordar alguns dos efeitos desse ensino para tais alunos.

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Referências

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Publicado

2015-11-10

Como Citar

Batista, D. E. (2015). A escola da igualdade política e a das diferenças psi: quando a educação pública dá lugar à “especial”. Educação, 38(2), 212–221. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20047

Edição

Seção

Dossiê - Educação Especial e Psicanálise