Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola

Autores

  • Marta Nidia Varella Gomes Maia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Alessandra Evelin Brandolim Pacheco Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - INFOC
  • Paula Lannes Pereira Passos Departamento de Educação da PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19747

Palavras-chave:

Criança. Escola. Relações. Interações. Humanização.

Resumo

Analisar relações e interações presentes na escola, a partir da obra de Martin Buber, é o que propõe o presente texto. Transitando entre recortes do cotidiano extraídos de dissertações de mestrado e teses de doutorado, e apoiado na concepção de existência humana e no conceito de relação buberianos, aponta para a possibilidade e necessidade de humanização nas interações. Inicia-se com a contextualização do campo empírico dos trabalhos selecionados, apresenta, brevemente, a filosofia antropológica de Martin Buber e destaca os conceitos estudados aplicados à análise das teses e dissertações. Conclui com considerações sobre o próprio processo de estudo e análise do material selecionado e sobre as contribuições das teorias de Buber para as relações entre os sujeitos na escola.

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Biografia do Autor

Alessandra Evelin Brandolim Pacheco, Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - INFOC

Graduanda em Pedagogia pela PUC-Rio e bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa Infância, Formação e Cultura - INFOC

Paula Lannes Pereira Passos, Departamento de Educação da PUC-Rio

graduada em Direito (2009) e Pedagogia (2012), ambas realizadas na PUC-rio, e mestranda do Departamento de Educação da PUC-Rio. Atualmente sou bolsista FAPERJ.

Referências

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Publicado

2016-07-06

Como Citar

Maia, M. N. V. G., Pacheco, A. E. B., & Passos, P. L. P. (2016). Entre a alteridade e a indiferença: uma análise das relações na escola. Educação, 39(1), 133–141. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2016.1.19747

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