Professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora enxergando crianças pós-modernas que vão à escola

Autores

  • Mariangela Momo Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CENTRO DE EDUCAÇÃO.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18466

Palavras-chave:

Infância pós-moderna. Estudos Culturais. Mídia. Consumo.

Resumo

Neste artigo, entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças. Supõe-se que as condições culturais contemporâneas, marcadas pela mídia e pelo consumo, produzem infâncias distintas da infância moderna – ingênua, dócil, dependente – e modificam as formas de as crianças viverem esse período tido como próprio delas. Entende-se, também, que o modo como vemos e explicamos as crianças depende das lentes teóricas que utilizamos. Este artigo tem como um de seus objetivos dar visibilidade às crianças pobres que frequentam algumas escolas do município de Porto Alegre (RS) neste início do século XXI, por meio das lentes teóricas dos Estudos Culturais. Para promover essa visibilidade, utilizam-se as posições assumidas pela estudiosa durante o processo da pesquisa – professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora –, que permitiram enxergar crianças contemporâneas que vivem uma infância pós-moderna.

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Biografia do Autor

Mariangela Momo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, CENTRO DE EDUCAÇÃO.

Possui graduação em Pedagogia, Especialização em Educação Infantil e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Processos de Ensinar e Aprender na Educação Infantil (UFRN) e professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN. No período de 2011-2012 atuou como coordenadora do curso de Pedagogia presencial da UFRN e desde 2012 tem coordenado o curso de aperfeiçoamento intitulado Currículo, Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil. Suas atividades atuais em pesquisa concentram-se nos Estudos Culturais em Educação, contemplando temas como escola, infância, mídia e consumo na pós-modernidade. <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760322J7>

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Momo, M. (2015). Professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora enxergando crianças pós-modernas que vão à escola. Educação, 38(1), 87–95. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18466

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Culturais em Educação