Lições de dança na mídia

Autores

  • Airton Tomazzoni Secretaria Municipal de Cultura, Centro Municipal de Dança.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18465

Palavras-chave:

Dança e educação. Mídia e educação. Lições de dança.

Resumo

Este artigo busca sintetizar aspectos desenvolvidos na tese Lições de dança no baile da pós-modernidade – corpos (des)governados na mídia, expondo delineamentos pedagógicos no cenário midiático contemporâneo. A perspectiva dos Estudos Culturais em seu cruzamento com a Educação inspirou as opções teorico-metodológicas que pemitiram avançar na articulação do conceito de midiatização e de como este possibilita a operação de estratégias de construção de sujeitos e de seu governamento. Para tal entendimento foi fundamental a contribuição dos conceitos de poder e dispositivo trazidos por Michael Foucault e Gilles Deleuze. O estudo debruçou-se sobre um corpus composto por filmes, videoclipes, sites da internet, revistas, jornais, brinquedos eletrônicos, programas de televisão, entre outros. A análise permitiu perceber dez lições que se esboçam de maneira recorrente na mídia, operando na configuração de sujeitos dançantes, em políticas de gestão da vida, tanto promovendo o gerenciamento de singularidades, como a potencialização de novos modos de ser e estar no mundo contemporâneo.

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Biografia do Autor

Airton Tomazzoni, Secretaria Municipal de Cultura, Centro Municipal de Dança.

Doutor em Educação pela UFRGS. Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). Foi professor do Curso de Graduação em Dança, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul/Fundarte. É diretor do Centro Municipal de Dança da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, coordenador e professor da Escola Livre de Dança. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão cultural, educação, artes cênicas(dança e teatro) e mídia (televisão e cinema). (Texto informado pelo autor)

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Tomazzoni, A. (2015). Lições de dança na mídia. Educação, 38(1), 77–86. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18465

Edição

Seção

Dossiê - Estudos Culturais em Educação