Empreendedorismo e racionalidade pedagógica moderna: imbricações

Autores

  • Claudia Ribeiro Calixto Universidade de São Paulo
  • Julio Groppa Aquino Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17091

Palavras-chave:

Modernidade e educação. Empreendedorismo. Governo. Foucault, Michel.

Resumo

Com vistas a uma análise crítica das proposições de uma pedagogia dita empreendedora, o presente artigo tenciona trazer à baila o papel da racionalidade pedagógica moderna na constituição de determinadas formas de governo de si e dos outros, segundo as quais o indivíduo converte-se em capital de si mesmo, e sua própria vida, em ocasião de investimentos formativos ininterruptos. Elegendo Michel Foucault como interlocutor teórico principal, o estudo investiga algumas modulações do poder pastoral e da governamentalidade operadas em textoschave de Pestalozzi, Froebel, Herbart e, em especial, em Os anos de aprendizado, de Wilhelm Meister, romance de formação de Goethe. As reflexões assinalam o fato de que a modernidade pedagógica, em confluência aos preceitos do pietismo, forja um nexo indissociável entre querer, obedecer e empreender, convertendo-se em matriz de certos modos de veridicção/subjetivação correntes.

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Biografia do Autor

Claudia Ribeiro Calixto, Universidade de São Paulo

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Julio Groppa Aquino, Universidade de São Paulo

Professor associado (Livre docente) da Faculdade de Educação da USP. Pesquisador do CNPq e da FAPESP.

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Publicado

2016-03-03

Como Citar

Calixto, C. R., & Aquino, J. G. (2016). Empreendedorismo e racionalidade pedagógica moderna: imbricações. Educação, 38(3), 434–444. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.3.17091