A África nos filmes infantis: uma análise de Madagascar

Autores

  • Maria Carolina da Silva Caldeira Centro Pedagógico da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16445

Palavras-chave:

África. Representação. Pedagogia cultural. Estudos culturais.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar que representações sobre a África e os africanos são divulgadas pelos filmes infantis de animação Madagascar 1 e 2. Com inspiração na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais em educação, considera-se que esses filmes exercem uma pedagogia cultural, a qual ensina e constrói representações desse continente. O argumento desenvolvido é o de que esses filmes, ao representarem a África, atualizam o binarismo entre natureza e cultura, associando a África à natureza e as grandes metrópoles à cultura. Nesse processo, o polo natural é considerado inferior ao polo cultural. Por meio de relações de poder desiguais, aqueles que habitam o continente africano também são considerados inferiores aos habitantes de outras regiões. Dessa forma, os filmes se inserem em um longo processo performativo que repete representações historicamente construídas sobre a África, as quais a situam como um continente exclusivamente selvagem, perigoso e habitado por seres exóticos.

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Biografia do Autor

Maria Carolina da Silva Caldeira, Centro Pedagógico da UFMG

Doutoranda em educação pela UFMG. Professora do Centro Pedagógico da UFMG

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Publicado

2014-08-11

Como Citar

Caldeira, M. C. da S. (2014). A África nos filmes infantis: uma análise de Madagascar. Educação, 37(2), 317–324. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16445

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