O presente e o passado dos planos: a necessidade de aprendizagem com o compasso da/na história

Autores

  • Candido Alberto Gomes Universidade Católica de Brasília, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
  • Wellington Ferreira de Jesus Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Carlos Ângelo Meneses de Sousa Universidade Católica de Brasília (UCB)
  • Clélia de Freitas Capanema Universidade Católica de Brasília (UCB)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16340

Palavras-chave:

Políticas educacionais. Legislação educacional. Financiamento da educação. Federação.

Resumo

Este trabalho focaliza dois aspectos das políticas de Estado necessárias à educação no Brasil: o regime constitucional de colaboração e os planos nacionais de educação. Num retrospecto histórico, mostra as dificuldades de aperfeiçoamento do Estado Democrático de Direito e da Federação, destacando os movimentos pendulares entre centralização e descentralização educacional. Analisa a experiência do I Plano Nacional de Educação, relacionando-a com as expectativas correspondentes e alguns processos pelos quais a legislação e a sua execução contribuem para desviar a ação governamental dos seus objetivos ou desvirtuar estes últimos. Com isso, ressalta a necessidade de aprendizagem das lições históricas para o II Plano Nacional de Educação.

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Biografia do Autor

Candido Alberto Gomes, Universidade Católica de Brasília, Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1968), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em educação(Ph.D.) pela University of California, Los Angeles (1983). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, sociologia da educação, democratização da educação, ensino médio e financiamento da educação. Foi assessor concursado do Senado Federal, da Assembleia Constituinte e da Comissão Mista de Orçamento. Consultor da UNESCO e de várias organizações nacionais e internacionais.

Wellington Ferreira de Jesus, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Possui graduação em História - FFLCH da USP (1985), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Brasília (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e na Graduação da Universidade Católica de Brasília (UCB), atua na educação básica na Secretaria de Estado da Educação do Distrito Federal (SEEDF) . Tem experiência na área de História, com ênfase na história das políticas do financiamento a educação no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento da educação, educação básica, fundos constitucionais para a educação (fundef, fundeb), direito a educação, controle social de recursos.

Carlos Ângelo Meneses de Sousa, Universidade Católica de Brasília (UCB)

doutor em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Educação Superior, bacharel em Ciências Sociais e licenciado em Teologia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente é professor na Graduação e Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília(UCB), bem como pesquisador da Cátedra Unesco de Juventude, Educação e Sociedade/UCB. Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Antropologia da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: juventude, movimentos sociais, religiosidades, política, tecnologias, sociabilidades e poder.

Clélia de Freitas Capanema, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1959), mestrado em Administração Educacional - University of Southern California (1975) e doutorado em Doctor of Philosophy In Education PhD - University of Southern California (1978). Atualmente é professor da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, políticas públicas, formação de professores, gestão e educação superior.

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Publicado

2014-08-08

Como Citar

Gomes, C. A., de Jesus, W. F., de Sousa, C. Ângelo M., & Capanema, C. de F. (2014). O presente e o passado dos planos: a necessidade de aprendizagem com o compasso da/na história. Educação, 37(2), 158–166. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2014.2.16340

Edição

Seção

Dossiê - Planejamento da educação: do nacional ao local