Escola pública e a utilização de indicadores educacionais

Autores

  • Flávia Obino Corrêa Werle UNISINOS
  • Carmen Maria Koetz UNISINOS
  • Tatiane Fátima Kovalski Martins UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.11686

Palavras-chave:

Indicadores educacionais. Qualidade da educação. Gestão escolar.

Resumo

Relato de pesquisa que inicia com discussão conceitual de indicadores educacionais, sua aplicabilidade, limites e com a caracterização e exemplificação de indicadores sintéticos. Analisa a escola como espaço de utilização de indicadores educacionais a partir do caso de uma escola pública estadual que organizou, sistematizou e analisou informações, traçando um perfil de aprovação e reprovação de alunos das séries finais do ensino fundamental. Argumenta-se que os docentes em sua ação pedagógica produzem dados que, quando trabalhados constituem-se em indicadores relevantes para proporcionar à comunidade escolar uma nova visão a respeito de seu próprio trabalho e sobre a própria escola, dados que favorecem a proposição de estratégias para a melhoria da educação. Discutem-se as repercussões pedagógicas e os caminhos para avançar a democratização da escola pública, para dar sentido e fazer falar os indicadores apurados.

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Biografia do Autor

Flávia Obino Corrêa Werle, UNISINOS

Professora do PPG Educação UNISINOS, bolsista PQ

Carmen Maria Koetz, UNISINOS

Professora da rede estadual do Rio Grande do Sul, Diretora de escola, doutoranda em Educação na Unisinos, Bolsista Observatório de Educação Inep/Capes.

Tatiane Fátima Kovalski Martins, UNISINOS

Professora da Rede Municipal de Novo Hamburgo, Mestre em Educação pela Unisinos, Professora de Educação Básica Bolsista Observatório de Educação Inep/Capes.

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Publicado

2015-04-14

Como Citar

Werle, F. O. C., Koetz, C. M., & Martins, T. F. K. (2015). Escola pública e a utilização de indicadores educacionais. Educação, 38(1), 99–112. https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.11686