Repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional de professores universitários

Adriana Moreira da Rocha Maciel, Silvia Maria de Aguiar Isaia, Doris Pires Vargas Bolzan

Resumo


A pesquisa relatada tem como tema central analisar as repercussões da ambiência no desenvolvimento profissional dos professores de licenciatura atuantes em uma universidade comunitária, considerando o tempo de experiência e etapas da adultez. O processo da pesquisa foi orientado pela autorreconstrução biográfica mediante narrativa oral e análise textual discursiva. Decorrem três eixos interpretativos: experiências significativas como pessoa e profissional em formação permanente; meios e estratégias que permitiram o ingresso e credenciaram o docente para atuar no ensino superior; experiências significativas na trajetória docente nos ambientes acadêmicos. Estes remetem ao constructo da ambiência docente como unidade dialética que traduz o impacto das condições objetivas, subjetivas e intersubjetivas sobre a docência e, consequentemente, sobre o desenvolvimento profissional dos pro-
fessores.

Palavras-chave


ambiência docente; desenvolvimento profissional docente; docência na educação superior; reconstrução autobiográfica

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ISSN-L: 0101-465X | e-ISSN: 1981-2582


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