Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação é uma publicação científica da Faculdade de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas. É editada desde 1978 e tem periodicidade quadrimestral.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Andréia dos Santos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Nadja Mara Hermann
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal (séculos XIX e XX)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições encaminhadas serão submetidas previamente à análise da Equipe  Editorial. Aquelas que não condizerem com os critérios mínimos da revista não serão aceitas. As  demais  serão encaminhados  para dois pareceristas ad hoc, constituídos de pesquisadores reconhecidos  e provenientes de diferentes universidades e instituições científicas. A avaliação dos pareceristas  levará em consideração a política editorial da revista expressa  seguintes critérios: relevância para a educação, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação do problema e qualidade do texto. Em caso de haver pareceres contrários, será feita a indicação de um terceiro parecerista para desempate. O nome dos autores, dos  pareceristas e das instituições permanecerão em sigilo durante todo o processo.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

 Esta revista proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso aberto a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Dados de catalogação e depósito legal

Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS

É realizado o depósito legal na Biblioteca Nacional

 

Qualis CAPES - 2013-2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - A2

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).