Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A revista Educação é uma publicação científica da Faculdade de Educação, sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Tem como propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores brasileiros e estrangeiros, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação. Publica artigos e ensaios inéditos, resenhas, entrevistas, traduções, entre outras contribuições acadêmicas. É editada desde 1978 e tem periodicidade quadrimestral.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Andréia dos Santos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Nadja Mara Hermann
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

As contribuições encaminhadas serão submetidas previamente à análise da Equipe  Editorial. Aquelas que não condizerem com os critérios mínimos da revista não serão aceitas. As  demais  serão encaminhados  para dois pareceristas ad hoc, constituídos de pesquisadores reconhecidos  e provenientes de diferentes universidades e instituições científicas. A avaliação dos pareceristas  levará em consideração a política editorial da revista expressa  seguintes critérios: relevância para a educação, originalidade no tratamento do tema, consistência e rigor argumentativo, riqueza conceitual na formulação do problema e qualidade do texto. Em caso de haver pareceres contrários, será feita a indicação de um terceiro parecerista para desempate. O nome dos autores, dos  pareceristas e das instituições permanecerão em sigilo durante todo o processo.

 

Periodicidade

Publicação quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

 Esta revista proporciona acesso aberto a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso aberto a fontes acadêmicas.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Dados de catalogação e depósito legal

Ficha Catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS

É realizado o depósito legal na Biblioteca Nacional

 

Qualis CAPES - 2013-2016

ÁREA CAPES - Educação

CLASSIFICAÇÃO - A2

 

Política de Taxas para Processamento de Artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges).