Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Educação aceita para publicação artigos relacionados a diferentes campos da Educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre relatos de experiências ou debates polêmicos e atualizados na área. Os textos, em português, espanhol ou inglês, devem ser inéditos, de autores/as brasileiros/as ou estrangeiros/as. Os relatos de pesquisa ou experiência devem ser transformados em textos para publicação em revista científica.

 

Políticas de Seção

Artigos

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Editores
  • Andréia dos Santos
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Editores
  • Nadja Mara Hermann
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Tema livre

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossier: “Saberes Matemáticos nas Escolas Normais: Brasil, França e Portugal (séculos XIX e XX)

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê - Intervenção Precoce na Infância centrada na Família: práticas e pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos submetidos são avaliados formalmente, em primeiro lugar, pela equipe editorial, que pode solicitar correções e complementos. Os textos que não se enquadrarem no escopo da Revista, que não cumprirem requisitos mandatórios ou que não forem adequados dentro do prazo serão arquivados.

Uma vez constatada a admissibilidade da submissão, são solicitados dois pareceres de pessoas especializadas na temática que servirão de subsídio aos editores, permanecendo com estes a decisão última. A publicação de trabalhos está condicionada ao cumprimento de suas recomendações. Na avaliação são levados em conta a originalidade do tratamento do tema, a consistência e o rigor da abordagem, bem como sua contribuição e adequação à linha temática da revista.

O sistema de revisão é duplo-cego: os nomes dos pareceristas permanecerão em sigilo, omitindo-se também os nomes dos autores perante os pareceristas.

Dos avaliadores espera-se que sejam objetivos em sua avaliação. Havendo algum conflito de interesse ou dificuldade em formular um juízo sem influência significativa de fatores externos, devem contatar os editores. Espera-se que indiquem literatura relevante caso não tenha sido contemplada no texto.

O texto e as demais informações disponibilizadas no processo de avaliação devem ser tratados com sigilo e não podem ser utilizados para outra finalidade.

 

Periodicidade

Quadrimestral

 

Política de Acesso Livre

Este periódico proporciona acesso aberto a todo o seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso à pesquisa científica gera um maior intercâmbio global de conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre bibliotecas participantes e permite às bibliotecas criar arquivos permanentes da revista para preservação e restauração. Leia mais...

 

Breve histórico da Revista

A Revista Educação foi fundada em 1978 e, desde 2016, mantém-se exclusivamente on-line. É uma revista acadêmica da Escola de Humanidades da PUCRS, de publicação científica de excelência, voltada para a área da Educação e editada sob a responsabilidade do PPGEDU. Tem como o seu principal propósito divulgar a produção científica original de pesquisadores/as brasileiros/as e estrangeiros/as, propiciando um diálogo entre os diferentes campos da educação discutidos mundialmente.

 

Princípios de ética e boas práticas em publicação acadêmica

Autoria

Os autores são titulares originários e serão responsáveis pela originalidade e autoria de sua criação, não sendo a editora penalizada, civil ou criminalmente, por eventual plágio ou conteúdo inadequado.

Ineditismo e originalidade

Ao submeter o manuscrito, os autores garantem que o trabalho não foi previamente publicado nem está sendo analisado por outra revista.

Não são aceitáveis cópias literais de trechos já publicados, a não ser em casos excepcionais, na forma de citação. Ilustrações e gráficos de outras fontes devem ser creditados ou acompanhados de permissão de seus titulares de direitos autorais, se aplicável.

Correção de erros e retratações

Os autores devem se comprometer com a casa publicadora, entregando o texto com linguagem adequada e apta à publicação. É necessário, no entanto, notificar o editor se algum erro for identificado, a fim de publicar uma errata.

Sigilo

O texto enviado para avaliação é um documento e será protegido de qualquer forma de exploração.

 

Outras Informações

Dados de catalogação

Ficha catalográfica elaborada pelo Setor de Tratamento da Informação da Biblioteca Central da PUCRS.

Política de taxas para submissão de artigos e Taxas para Processamento de Artigos (APCs)

Este periódico não cobra taxas para publicação.

Cobertura temática codificada de acordo com a classificação do CNPq, identificando primeiro e segundo níveis

  • Área principal: Educação
  • Qualis: A2
  • Período: 2013-2016