Monitoramento ambiental como suporte à estratégia prospectora: o caso de uma rede varejista de móveis e eletrodomésticos

Autores

  • Carlos Eduardo Carvalho Universidade do Contestado - UnC
  • Carlos Ricardo Rossetto Unviersidade do Vale do Itajaí
  • Éverton Luís Pellizzaro de Lorenzi Cancellier Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alissane Lia Tasca da Silveira Centro Universitário Municipal de São José - USJ
  • Renata Granemann Bertoldi Platchek Universidade do Vale do Itajaí

Palavras-chave:

Monitoramento ambiental. Estratégia empreendedora. Estratégia prospectora.

Resumo

O ajuste entre a organização e seu ambiente tem sido considerado fundamental para a sobrevivência e desempenho superior da organização, e a atividade de monitoramento do ambiente contribui para esse ajuste ao municiar de informações o processo decisório. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo analisar a influência das atividades de monitoramento na formação da estratégia de uma empresa do setor de varejo de móveis e eletrodomésticos. O método utilizado foi o estudo de caso longitudinal com a coleta de dados realizada através de entrevistas semiestruturadas com os principais dirigentes e através da análise de documentos da empresa. Entre os resultados, se verificou que o processo de monitoramento pode ser considerado como busca informal (AGUILAR, 1967) apresentando ajuste com a estratégia empreendedora adotada, na qual suas principais metas são a expansão geográfica e de sua base de clientes. A principal tarefa do monitoramento é a busca de oportunidades representada pelos potenciais clientes e praças com vistas ao cumprimento da estratégia de expansão, o que está de acordo com o sugerido para a estratégia prospectora (MILES; SNOW, 1978) e empreendedora (MINTZBERG, 1973; IRELAND; COVIN; KURATKO, 2009).

Referências

AGUILAR, Francis J. Scanning de business environment. New York: Macmillan, 1967.

ARAGON-SÁNCHEZ, Antonio; SÁNCHEZ-MARIN, Gregório. Strategic orientation, management characteristics, and performance: a study of Spanish SMEs. Journal of Small Business Management, v. 43,

n. 3, p. 287-308, 2005.

BARBOSA, Ricardo R. Monitoração ambiental: uma visão interdisciplinar. Revista de Administração, v. 32, n. 4,

p. 42-53, out./dez. 1997.

BEAL, Reginald M. Competing effectively: environmental scanning, competitive strategy, and organizational performance in small manufacturing firms. Journal of Small Business Management, v. 38, n. 1, p. 27-47, 2000.

CANCELLIER, Éverton L. P. L.; ALMEIDA, Martinho I. R.; ESTRADA, R. J. S. Monitoramento do ambiente externo na pequena empresa: aplicações e limitações dos sistemas existentes. In: ENCONTRO DE ESTUDOS EM

ESTRATÉGIA, 2005, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2005.

CANCELLIER, Éverton. L. P. L.; ALBERTON, Anete; SILVA, Anielson. B. Diferenças na Atividade de Monitoramento de Informações do Ambiente Externo em Pequenas e Médias Empresas: a Influência do Porte e da Idade. In: ENANPAD, 2007, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro,

ANPAD, 2007. 1 CD.

CERTO, Samuel; PETER, J. Paul. Administração estratégica – planejamento e implantação da estratégia. São Paulo: Pearson-MakronBooks, 2004.

COVIN, Jeffrey G.; SLEVIN, Dennis P. Strategic management of small firms in hostile and benign environments. Strategic Management Journal, v. 10, n. 1, p. 75-87, 1989.

COVIN, Jeffrey G.; SLEVIN, Dennis P. A conceptual model of entrepreneurship as firm behavior. Entrepreneurship theory and practice, v. 16, n. 1, p. 7-25, 1991.

DESS, Gregory G.; LUMPKIN, G. T.; COVIN, J. G. Entre-

preneurial strategy making and firm performance: tests of contingency and configurational models. Strategic Management Journal, v. 18, n. 9, p. 677-695, 1997.

GOLL, Irene; JOHNSON, Nancy B.; RASHEED, Abdul A. Knowledge capability, strategic change, and firm performance: the moderating role of the environment. Management Decision, v. 45, n. 2, p. 161-179, 2007.

IRELAND, R. Duane; COVIN, Jeffrey G.; KURATKO, Donald F. Conceptualizing corporate entrepreneurship strategy. Entrepreneurship Theory and Practice, p. 19-46, Jan. 2009.

JENNINGS, Daniel F.; LUMPKIN, James R. Insights between environmental scanning activities and Porter’s generic strategies: an empirical analysis. Journal of Management, v. 18, p. 791-803, 1992.

KUMAR, Kamalesh; STANDHOLM, Karen. Perceived uncertainty: how different environmental sector moderate strategy-performance relationships. Journal of American Academy of Business, v. 1, n. 2, p. 289-296, 2002.

LI, Yuan; ZHAO, Yongbin; TAN, Justin; LIU, Yi. Moderating Effects of Entrepreneurial Orientation on Market Orientation-Performance Linkage: Evidence from Chinese Small Firms. Journal of Small Business Management, v. 46, n. 1, p. 113-133, 2008.

LUMPKIN, G. T.; DESS, Gregory G. Clarifying the entrepreneurial orientation construct and linking it to performance. Academy of Management Review, v. 21, n. 1, p. 135-172, 1996.

MAY, Ruth C.; STEWART, Wayne H.; SWEO, Robert. Environmental scanning behavior in a transitional economy: evidence from Russia. Academy of Management Journal, v. 43, n. 3, 2000.

MILES, Raymond E.; SNOW, Charles C. Organizational strategy, structure, and process. New York: McGraw-Hill, 1978.

MILLER, Danny; FRIESEN, Peter H. Archetypes of strategy formulation. Management Science, v. 24, p. 921-933, 1978.

MILLER, Danny; FRIESEN, Peter H. Innovation in conservative and entrepreneurial firms: two models of strategic momentum. Strategic Management Journal, v. 3, p. 1-25, 1982.

MILLER, Danny. The correlates of entrepreneurship in three types of firms. Management Science, v. 29, n. 7, p. 770-791, 1983.

MINTZBERG, Henry. Strategy-Making in three modes. Califórnia Management Review, v. XVI, n. 2, p. 44-53, 1973.

MINTZBERG, Henry. An emerging strategy of “direct” research. Administrative Science Quarterly, v. 24, p. 582-589, 1979.

OLSON; Eric M.; SLATER, Stanley F.; HULT, G. Tomas M. The performance implications of fit among business strategy, marketing organization structure, and strategic behavior. Journal of Marketing, v. 69, n. 7, p. 49-65, 2005.

PARNELL, John A.; WRIGHT, Peter. Generic strategy and performance: an empirical test of the Miles and Snow Typology. British Journal of Management, v. 4, p. 29-36, 1993.

RAYMOND, Louis. Globalization, the knowledge economy, and competitiveness: a business inteligence framework for the development SMES. Journal of American Academy of Business, v. 3, n. 1, p. 260-276, 2003.

SLATER, Stanley F.; NARVER, John C. Product-market strategy and performance: an analysis of the Miles and Snow strategy types. European Journal of Marketing, v. 27, n. 10, p. 33-51, 1993.

STRANDHOLM, Karen; KUMAR, Kamalesh. Differences in environmental scanning between large and small organizations: the advantage of size. Journal of American Academy of Business, v. 3, n. 1, p. 416-421, 2003.

SUH, Won S.; KEY, Susan K.; MUNCHUS, George. Scanning behavior and strategic uncertainty: proposing a new relationship by adopting new measurement constructs. Management Decision, v. 42, n. 8, p. 1001-1016, 2004.

SUTTON, Howard. Competitive intelligence. New York: The Conference Board, 1988.

VENKATRAMAN, N. Strategic orientation of business enterprises: the construct, dimensionality, and measure-

ment. Management Science, v. 35, n. 8, p. 942-962, 1989.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

YUNGGAR, Manuel. Environment scanning for strategic information: content analysis from Malaysia. Journal of American Academy of Business, v. 6, n. 2, p. 324-331, 2005.

Downloads

Publicado

2015-04-09

Edição

Seção

Artigos