Comunicação nas Redes Sociais:um estudo com usuários das comunidades do Orkut

Autores

  • Durval Lucas dos Santos Júnior Faculdade Sumaré
  • Daielly Melina Nassif Mantovani PUCSP

Palavras-chave:

Redes sociais. Comunidades virtuais. Interação.

Resumo

As redes sociais são um fenômeno importante no estudo da interação no ciberespaço. Esses sistemas permitem interação e colaboração entre os usuários, construindo-se além de redes de contato, também conteúdo que pode ser aplicado no dia a dia do indivíduo. Realizou-se um survey em seis comunidades do ORKUT, com objetivo de se verificar a percepção do usuário a respeito da interação efetivada nas discussões da comunidade. Foram obtidos sete fatores que tratam da pró-atividade do usuário, percepção sobre a geração de conteúdo nas discussões da comunidade, percepção de relevância do conteúdo criado nas interações para o cotidiano e para a vida profissional ou escolar, projeção das relações virtuais para o ambiente off-line, avaliação do site ORKUT e a percepção sobre a possibilidade de criação de networking nas comunidades. A análise de cluster encontrou quatro grupos de usuários: o grupo um possui baixa interação, o grupo dois possui alta interação e projeção das relações virtuais para o presencial, o grupo três possui alta interação e maior percepção da relevância da comunidade para o contexto profissional e o grupo quatro possui interação mediana.

Biografia do Autor

Durval Lucas dos Santos Júnior, Faculdade Sumaré

Aoutora em Administração, Professora Adjunta do PPGA/PUCRS

Daielly Melina Nassif Mantovani, PUCSP

Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo.

Downloads

Edição

Seção

Artigos