Twittando: uma análise do consumo da ferramenta de microblogging Twitter

Autores

  • Marlon Dalmoro UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Joao Pedro dos Santos Fleck UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Consumo. Twitter. Mídias Sociais. Interação Virtual. Videografia.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar e compreender como e porque os usuários consomem ferramentas de microblogging, especificamente a plataforma Twitter. Inicialmente, um foco na temática das mídias sócias, interação virtual e comunidades virtuais foi buscado por meio de referencial teórico, visando dar suporte as análises empíricas. Para isto, o estudo se apoiou numa abordagem interpretativa de caráter qualitativo, realizada por meio de uma técnica videográfica. Os resultados obtidos apontam, quanto às motivações de consumo, a necessidade humana de estar em contato com outras pessoas e fazer parte de um grupo como fator de destaque, já que a comunidade virtual que se forma entre os usuários congrega pessoas com os mesmos interesses e permite o compartilhamento de informações entre estas pessoas. Analisar as novas formas de consumo, que emergem a partir da Web 2.0, auxilia no entendimento de novas formas de organização social, especialmente na mudança da dinâmica de produção e consumo. Sendo assim, com as características de uma comunidade, fruto da criação de valor mútuo entre os usuários, a rede formada pelo Twitter é mantida pelo desejo dos consumidores em interagir entre si – produzindo e consumindo simultaneamente – e pelo valor percebido nas informações compartilhadas por meio da plataforma.

Referências

ANDERSON, Cris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

ASHFORTH, Blake E. e MAEL, Fred. Social Identity Theory and the Organization. The Academy of Management Review, v.14, n.1, p.20-39, 1989.

BAGOZZI, Richard P. On the Concept of Intentional Action in Consumer Behavior. Journal of Consumer Research, v.27, dec, p.388-396, 2000.

BELK, Russel e KOZINETS, Robert. Videography in marketing and consumer research. Qualitative Market Research: an international journal, v. 08, n. 02, p. 128-141, 2005.

BOYD, D. M. e ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. Journal of Computer-Mediated Communication, v. 13, n. 1, s.p., artigo 11, 2007.

BURRELL, G. e MORGAN, G. Sociological paradigms and organizational analysis. London: Heinemann Educational Books, 1979.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999

DELLAROCAS, C., The digitization of word of mouth: promise and challenges of online feedback mechanisms. Management Science, v. 49, n. 10, p. 1407-1424, 2003.

DENZIN, N. e LINCOLN, Y. O Planejamento da Pesquisa Qualitativa: Teorias e Abordagens. Porto Alegre, Artmed, 2006.

ELLEMERS, N. et al. Self-categorization, commitment to the group and group self-esteem as related but distinct aspects of social identity. European Journal of Social Psychology, v. 29, n. 2-3, p. 371-389, 1999.

FAIRCLOUGH, Norman. Analysing discourse: textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

GARRISON, D. R. e ANDERSON, T. El e-learning en el siglo XXI: Investigación y práctica. Barcelona: Octaedro, 2005.

GODOI, Christiane Kleinübing; MELLO, Rodrigo Bandeira de e SILVA, Anielson Barbosa da. Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e método. São Paulo: Saraiva, 2006.

HAGEL, J e ARMSTRONG, A. Net.gain: expanding markets through virtual communities. Boston: Harvard Business School Press, 1997.

HEISLEY, Deborah D. Visual research: current bias and future direction. Advances in Consumer Research, v. 28, n. 1, p. 45-46, 2001.

HELLEBUSCH, Stephen. Don’t read research by the numbers. Marketing News, v. 34, n. 19, p. 25, 2000.

HEMETSBERGER, Andrea. Fostering Cooperation on the Internet: Social Exchange Process in Innovative Virtual Consumer Communities. Advances in Consumer Research, v.29, p. 354-356, 2002.

JAVA, Akshay; SONG, Xiaodan; FININ, Tim e TSENG, Belle. Why we twitter: understanding microblogging usage and communities. In 9th WebKDD/SNA-KDD 2007 workshop on Web mining and social network analysis. San Jose, CA, USA. Anais…, p. 56-65., 2007.

KAPLAN, Andreas M. e HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of social media. Business Horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, 2010.

KOZINETS, R. The field behind the screen: using netnography for marketing research in online communities. Journal of Marketing Research, v. 39, n. 1, p. 61-72, 2002.

KOZINETS, Robert e BELK, Russell W. Camcorder society: quality videography in consumer research In: BELK, Russell W. (ed.) Handbook of qualitative research methods in marketing. Cheltenham, UN and Northampton, MA: Edward Elgar Publishing, p. 335-344, 2006.

MAFFESOLI, M.. O tempo das Tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1987.

MAINGUENEAU, D. Novas Tendências em Análise do Discurso. Campinas: Fontes & Editora da UNICAMP, 1989.

MCFEDRIES, Paul. All A-Twitter. IEEE Publication, v.44, n.10, p. 84-85, 2007.

MCGIBONEY, Michelle. Twitter’s Tweet Smell of Success. Nielsen Online. Disponível em: <http://blog.nielsen.com/nielsenwire/online_mobile/twitters-tweet-smell-of-success/>. Acesso em: 08 de mar de 2010.

MISCHAUD, E. Twitter: Expressions of the Whole Self. Dissertação (Mestrado). London School of Economics, Department of Media and Communications, Londres, 2007.

O’REILLY, T. e BATTELLE, J. Web Squared: Web 2.0 Five Years On. Web 2.0 Summit, Special Report, 2009.

ORIHUELA, Jose Luis. Twitter y el boom del microblogging. Perspectivas del Mundo de la Comunicación, n. 43, nov-dec, p. 2-3, 2007.

PRIMO, Alex. Interação Mediada por Computador. Porto Alegre: Sulina, 2007.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

RHEINGOLD, H. The Virtual Community: Homesteading on the Electronic Frontier. Warburg (UK): Harper Perennial, 1993.

RUSSELL, Belk W. Sharing. Journal of Consumer Research, v. 36, n. 5, p. 715-734, 2010.

SANKARANARAYANAN, Jagan; SAMET, Hanan; TEITLER, Benjamin E.;

LIEBERMAN, Michael D. e SPERLING, Jon. In Association for Computing Machinery Conference 2009. Seattle, WA, USA. Anais…, p. 42-51, 2009.

SHERRY, John F. e SCHOUTEN, John W. A role for poetry in consumer research, Journal of Consumer Research, v. 29, n. 2, p. 719-722, 2002.

SITEANALYTICS. twitter.com. Disponível em <http://siteanalytics.compete.com/twitter.com/>. Acesso em 08 de março de 2010.

SPANJAARD, D. e FREEMAN, L. Tread Softly: Using videography to capture shopping behaviour. Advances in Consumer Research, Asia Pacific, v. 7, June, 2006.

TOFFLER, Alvin. The Third Wave. New York, NY: Bantam Books, 1980.

WELLMAN, Barry. Community: From Neighborhood to Network. Communications of the ACM, v.48, n. 10, p.53-55, 2005.

WOLCOTT, Harry F. Transforming Qualitative Data: description, analysis, and interpretation. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994.

Downloads

Publicado

2015-07-14

Edição

Seção

Artigos